quinta-feira, 8 de março de 2012

A comunidade judaica da Tunísia



TUNÍSIA / JERBA




A ilha de Jerba localiza-se no Golfo de Gabés, a 5 Km do continente, tem 514 Km2 de área e tem cerca de 140 000 habitantes. É acessível por ferry-boat, com partidas regulares. Estes ferries transportam pessoas, carros e bens de consumo ou outros materiais.




A Comunidade judaica


A comunidade judaica instalou-se nesta ilha há mais de 2500 anos. Actualmente é constituída por pouco mais de 100 pessoas, tendo declinado muito desde 1967 quando a emigração para Israel, Canadá, França e outros países se acentuou.





A Sinagoga de El Ghriba localiza-se na aldeia judia de Hara Seghira, actualmente designada como Er-Riadh. A Sinagoga actual tem cerca de 75 anos, mas no mesmo local existe uma sinagoga desde 1400 D.C. É pois uma das sinagogas mais antigas e famosas do mundo e possui a mais antiga Torah Sefer.








O edifício actual, para além do local religioso, possui uma zona para alojamento de peregrinos. Todo o espaço pode ser visitado, devendo os homens usar kipot.














O Judaísmo é a terceira maior religião do país com 1500 membros. Um terço da população judaica vive na capital e em torno, e é predominantemente descendente de imigrantes italianos e espanhóis. O restante vive na ilha de Djerba, onde a comunidade judaica remonta 2500 anos.








A Tunísia é um país Norte africano com a população predominantemente Árabe. O país é mais conhecido por Malouf, uma espécie de música importada de Andaluzia depois da conquista espanhola no século XV. Embora, na sua forma moderna, malouf é provavelmente muito diferente de qualquer música tocada há mais de quatro séculos atrás, ele tem suas raízes na Espanha e em Portugal, e está intimamente relacionado aos géneros com uma história semelhante em toda a África do Norte, incluindo o malouf primo do Líbio, a argelina música Gharnati e o Marroquino ala ou Andalusi




E para finalizar, deixo-vos com o calor, a cor, os cheiros e algum artesanato da Tunísia.







Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário