sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cartas de Lisboa | Vayetze




Vayetze

A porção da Torah desta semana começa com a história da partida de Jacob, "Vayeitzei Ya’akov." Jacob estava de fugida do seu tio Lavan em busca de refúgio para escapar da fúria do seu irmão, Eisav.




Ao anoitecer, Jacob deitou-se a descansar no sítio exacto onde o Templo Sagrado, o Beit Hamikdash, viria um dia a ser construído. Jacob teve aí nesse lugar a experiência de uma revelação Divina, que lhe assegurou a continuação da protecção e das bênçãos Divinas.




O comentário de Dom Abarbanel salienta uma muito importante lição a tirar desta história para todos nós. Jacob estava de saída da casa de seu pai Isaque, de um ambiente imbuído de espiritualismo, onde o serviço de D-us era algo simples e natural.




O seu destino era “Charan" um lugar de tricas e mentiras, o polo oposto de tudo o que o Jacob, o seu pai e o seu avô representavam. E foi exactamente neste momento, que Jacob viveu a experiência desta tremenda revelação sobre o futuro dos seus descendentes, o Povo Judaico.






A mensagem implícita que foi dada a Jacob e a verdade nela inerente para todos nós é bem clara. Na medida em que continuemos no trilho dos nossos antepassados a honrar o nome de D-us, Ele estará connosco independentemente de onde possamos estar.



Shabbat Shalom!
Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com



Imagens:

Jacob Flies Away from Laban illustration from the 1728 Figures de la Bible.
The Dream of Jacob - (1835 painting by the school of Francesco Solimena).
 A_Partida de_Jacó (1884) - Rodolfo_Amoedo.
Jacob’s Ladder (illustration from the 1728 Figures de la Bible).


Sem comentários:

Enviar um comentário