Lech Lecha
A história do povo judeu começa com a nossa Parsha Lech
Lecha. Entre as muitas conversas entre D-us e Abraão, reside o curso do futuro
do nosso património como povo.
Numa dessas conversas, o verso começa
com a seguinte introdução:
"Depois
destes acontecimentos, a palavra de D-us chegou a Abraão numa visão."
(Bereishit 15: 1)
No Tzror Hamor, o rabino Avraham Saba,
questiona a escolha das palavras neste verso. "Porque é que neste caso a
conversa é descrita como uma visão, algo que não encontramos noutros
diálogos?"
Diz, o Tzror Hamor, que para a palavra
"visão", em hebraico, "Machaze," conota uma forma menos
elevada de revelação. Em vez de uma profecia ou comunicação expansiva, a
"visão" no nosso versículo é mais suave do que as outras interacções.
A razão para este facto, explica ele, é
que é esta a conversa, onde também D-us transmite a Abraão os Seus planos para
o exílio dos seus descendentes.
Embora parte de um plano mais geral para
o povo judeu, a situação é semelhante à de um pai magoado pelo facto das
condições dos seus filhos não serem como deveriam ser.
Na verdade, de acordo com o Tzror Hamor,
esta é também uma garantia de D-us para Abraão: "Não temas ... Eu sou um
escudo para ti"
Enquanto outros comentaristas se
esforçam para entender qual é o medo que aqui está a ser dissipado (Abraão
estava então no auge de seu sucesso militar), o Tzror Hamor entende isto como uma
referência ao povo judeu no futuro.
A mensagem de D-us para Abraão, é então,
tal como para nós e agora:
"Não
temas ... Eu sou um escudo para ti."
D-us está connosco, muito consciente das
nossas condições, onde quer que estejamos.
Shabat
Shalom!
Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com
Imagens:
Albert Eckout - Pintor
e botânico holandês (1610-1665)
Promessa de Deus
a Abraão (xilogravura de Julius Schnorr von Carolsfeld de 1860 Bíblia em
imagens)
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