Bereshit
Bereshit é a abertura do mais
famoso, majestoso e influente de todos os livros de literatura: "No
princípio, Deus criou os céus e a terra." O que é infinitamente estranho é
a maneira como Rashi – o mais amado de todos os comentaristas judeus - começa seu
comentário:
Rabbi Isaac disse: A Torá
deveria ter começado com o versículo (Êxodo 12: 1): "Este mês será para
vós o primeiro dos meses", que foi o primeiro mandamento dado a Israel.
Será que podemos realmente
interpretar esta frase pelo seu valor literário? Será que o rabino Isaac, sobre
este assunto de Rashi, sugere seriamente que o Livro dos livros pode ter começado
no meio – a um terço do caminho para Êxodo? Que ele poderia ter passado em
silêncio a criação do universo - que é, afinal, um dos fundamentos da fé
judaica?
Podemos entender a história de Israel
sem a sua pré-história, as histórias de Abraão e Sara, e dos seus filhos?
Poderíamos ter entendido essas narrativas sem saber o que os precederam: a
repetida decepção D’us com Adão e Eva, Caim, a geração do dilúvio, e os
construtores da torre de Babel?
Os 50 capítulos do Génesis, juntamente
com a abertura do Êxodo, é o livro de referência da fé bíblica. Eles são o mais
próximo que podemos chegar a uma exposição da filosofia do Judaísmo. O que quer
então o Rabi Isaac dizer com isto?
Ele quis dizer algo profundo, que muitas
vezes esquecemos. Para entender um livro, precisamos saber a que género
pertence. É história ou lenda, crónica ou mito? Para cada pergunta há uma
resposta? Um livro de história responde à pergunta: o que aconteceu? Um livro
de cosmologia - seja ciência ou mito - responde à pergunta: como é que isso
aconteceu?
O que o rabino Isaac nos está a dizer é
que, se procuramos compreender a Torá, devemos lê-la como Torá, o que quer
dizer: a lei, instrução, ensino e orientação. Torá é uma resposta para a
pergunta: como devemos viver? É por isso que ele levanta a questão de saber por
que não começar com o primeiro mandamento dado a Israel.
A Torá não é um livro de História, ainda
que inclua história. Não é um livro de ciência, mesmo que o primeiro capítulo
do Génesis - como o sociólogo do século XIX, Max Weber apelidou - é o prelúdio
necessário para a ciência, porque representa a primeira vez que as pessoas viam
o universo como o produto de uma única vontade criativa - e, portanto, como
inteligível em vez de caprichosa e misteriosa. Trata-se, primeiro e último, de um
livro sobre como viver. Tudo que ele contém - não só os mandamentos, mas também
as narrativas, incluindo a narrativa da própria criação - estão lá apenas por
uma questão de instruçãob e ética espiritual.
A ética judaica não se limita à Lei. Ela
inclui virtudes do carácter, princípios gerais e modelos. Ela é transmitida não
apenas pelos mandamentos, mas também pelas narrativas, dizendo-nos como indivíduos
particulares responderam a situações específicas.
Ela move-se a partir dos mínimos
detalhes para as visões mais majestosas do universo e mostra-nos como nos
enquadramos nele. Mas nunca se desvia do cerne da questão:
O que devo fazer? Como devo viver? Que tipo de pessoa me deveria eu tornar através do meu esforço?
Começa em
Génesis I, com a questão mais fundamental de todas. Como por exemplo a que o Salmo
(8, 4) nos coloca: "O que é o homem para que te lembres dele?"
Uma oração do século XV de Pico della
Mirandola sobre a dignidade do homem foi um dos pontos de viragem da
civilização ocidental, o "manifesto" da Renascença italiana. Nela,
ele atribuiu a seguinte declaração a D'us, dirigindo-se ao primeiro homem:
"Deu-lhe, a Adão, um ser sem rosto
adequado para si mesmo, a correcta dotação para si, com a finalidade de que seja qual for
o lugar, sob qualquer forma, seja quais forem os presentes que seleccionar, com
premeditação, estes mesmos que pode e deve possuir através de
seu próprio julgamento e decisão. A natureza de todas as outras criaturas é
definida e restrita dentro das leis que temos estabelecidas; nós pelo
contrário, não estamos impedidos por nenhuma dessas restrições, por isso podemos por nossa própria
vontade, traçar a nossa própria natureza. Eu, (D'us), coloquei-vos no centro do mundo, de modo que a partir deste ponto
de vista vocês possam olhar em volta e ver tudo o que o
mundo contém. Fizemos-lhe uma criatura nem do céu, nem da terra, nem mortal nem
imortal, a fim de que vocês possam, moldar livremente e com orgulho o vosso próprio ser, molda-lo na forma que vocês preferirem. Estará em vosso poder o descer às formas
inferiores e brutais da vida; vocês serão capazes, por meio de sua própria decisão,
de subir novamente às ordens superiores cuja vida é divina."
O Homo sapiens, com a síntese única de
"pó da terra" e sopro de D'us, é único entre os seres criados que não
tem essência fixa – será sempre livre de ser o que ele ou ela escolher.
A oração de Mirandola foi uma ruptura com
as duas tradições dominantes da Idade Média: a doutrina cristã de que os seres
humanos são irremediavelmente corruptos, manchados pelo pecado original, e a ideia
platónica de que a humanidade é limitada por formas fixas.
Uma outra ideia notavelmente judaica e quase
idêntica à dada pelo rabino Joseph Soloveitchik em Halakhic Man, é: "O princípio fundamental de tudo é que o homem tem de criar-se a si mesmo. Esta é a
ideia que o Judaísmo introduziu no mundo. "É, portanto, com grande emoção e
reconhecimento que descobrimos que Mirandola tinha um professor judeu, o rabino
Elijah ben Moisés Delmedigo (1460-1497).
Nascido em Creta, Delmedigo era um
prodígio do Talmude, nomeado ainda muito jovem para ser o líder da yeshiva em Pádua. Ao mesmo tempo, ele
estudou filosofia, em particular o trabalho de Aristóteles, Maimónides e
Averróis. Aos 23 anos, foi nomeado professor de filosofia na Universidade
de Pádua. Foi através dele que Giovanni Pico della
Mirandola, se tornou tanto seu aluno como seu patrono.
Eventualmente, no entanto, os escritos
filosóficos de Delmedigo - especialmente o seu trabalho Bechinat ha-Dat - tornou-se controverso. Outros rabinos chegaram
mesmo a acusá-lo de heresia e por isso ele teve de deixar Itália e voltar
para Creta. Delmedigo era muito admirado por judeus e cristãos e, quando morreu ainda jovem, muitos cristãos, bem como judeus compareceram no seu
funeral.
Esta ênfase na escolha, liberdade e
responsabilidade é uma das características mais distintas do pensamento
judaico. Proclama-se no primeiro capítulo de Génesis, da maneira mais sutil.
Estamos todos familiarizados com a sua afirmação de que D’us criou o homem
"à Sua imagem, conforme a Sua semelhança." Raramente fazemos uma
pausa para reflectir sobre o paradoxo. Se há uma coisa antiga e sempre
enfatizada na Torá, é que D'us não tem imagem. "Eu serei o que Eu
serei", diz Ele a Moisés quando ele pergunta o nome Dele.
D'us transcende a natureza – é o ponto
fundamental de Génesis I - então Ele é ilimitado pelas leis da
natureza. Ao criar o ser humano à Sua imagem, deu-nos uma liberdade semelhante,
criando, assim, o único ser capaz de ser criativo. O relato sem
precedentes de D’us no capítulo de abertura da Torá leva a uma visão igualmente
sem precedentes da pessoa humana e da nossa capacidade de auto-transformação.
…
Como é grande a verdade de Génesis I,
ainda permanece. (Bereshit Rabá 8: 1; Sinédrio 38a): "Por que razão o homem foi
criado por último? A fim de dizer que, se ele é digno, toda a criação foi feita
para ele. Mas ainda assim, o mosquito é seu precedente "A Torá continua a
chamada suprema de D’us para a humanidade; a liberdade e criatividade, por um
lado e, por outro, a responsabilidade e moderação, tornando-nos a todos como colaboradores de D’us no acabamento da criação.
Texto e Imagens
recolhidas de:
Link do texto enviado por Sónia Craveiro
Pintura de D’Anastasio Michel
Pintura de D’Anastasio Michel
http://diariojudio.com/parashot/bereshit/
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