terça-feira, 13 de maio de 2014

A história épica do ciclista italiano que salvou judeus com sua bicicleta.


Gino Barlati




Gino Barlati venceu três vezes a volta à Itália e duas vezes a volta à Franca, mas o seu nome entrou para a história por ter salvado dezenas de vidas da perseguição nazi.

"Ele tinha tudo a perder, mas a sua história é um dos exemplos mais dramáticos de um dos italianos que arriscaram a sua vida durante a Segunda Guerra Mundial, para salvar a vida de estranhos."




As palavras do cineasta Oren Jacoby descrevem o legado de Gino Bartali, como um dos maiores ciclistas de sua época, três vezes vencedor do Giro d'Italia e duas vezes vencedor do Tour de France

A volta à Itália começa esta sexta-feira e o primeiro percurso ocorre longe deste país, em Belfast. Mas a nova edição desta corrida, mesmo começando na Irlanda do Norte, serve para recordar a história de um italiano que nunca falou sobre o que fez em tempo de guerra.





Detalhes da fase mais heróica da sua vida surgem depois de sua morte em 2000, o filme Jacoby, que irá estrear este ano, lança alguma luz sobre este homem nascido no berço de uma família pobre de Toscana, em 1914. "Não" para a carreira de Mussolini, Bartali, um simples ciclista estava no topo quando a guerra pairava sobre a Europa. Triunfou em 1936 na sua primeira volta à Itália e manteve o título um ano depois. 



Casa onde nasceu Gino Bartali em Ponte a Ema.


Então, para a alegria de toda a Itália, venceu a volta à Franca em 1938. Esse foi o momento em que o líder fascista italiano Benito Mussolini esperava. "Mussolini acreditava que, se um italiano triunfante desta prova, que mostraria que os italianos também pertenciam a uma raça superior", explica o filho de Bartali, Andrea, no filme Jacoby. " A vitória do meu pai tornou-se uma questão de orgulho nacional e prestígio do fascismo, por isso estava sob uma enorme pressão". Bartali foi convidado a dedicar sua vitória a Mussolini, mas recusou a oferta, e desta forma constituiu um insulto grave para o Duce e um grande risco para Bartali.



Vitória de Bartali da volta à França no dia 31 de Julho de 1938.


Bartali só disse  o que ele tinha feito durante a guerra ao seu filho.

Enquanto a corrida de ciclismo acontecia em França, Mussolini tinha publicado seu "Manifesto sobre a Raça" que acabaria com os judeus a perderem a cidadania italiana, as suas profissões e a inibição de ocuparem qualquer posição no governo. No entanto, a Itália continuaria a ser um refúgio para judeus até a sua rendição em Setembro de 1943. Posteriormente, as tropas alemãs ocupam partes do norte e centro do México e começar a capturar judeus e enviá-los para campos de concentração. Bartali, naquela época, um católico devoto, recebeu uma oferta do Cardeal Florence, Arcebispo Elia Dalla Costa; participar de uma rede secreta para proteger os judeus e outras pessoas em risco; o talento de Bartali foi perfeito dentro desta rede. O que pareciam longas horas de treino nas suas viagens de bicicleta, eram na realidade a forma que ele tinha para transportar as fotografias falsas e documentos produzidos em tipografias clandestinas.




"Nós vimos a documentação que ele transportou milhares de quilômetros em toda a Itália, viajando por estradas que ligam cidades como Florença, Lucca, Gênova, Assis e o Vaticano, em Roma ", diz em Jacoby. Tudo o que ele levava, ia escondido no selim e no guiador da sua bicicleta.





Em determinado momento o ciclista foi detido e interrogado pelo chefe da polícia secreta fascista, em Florença, a cidade onde ele nasceu e onde viveu. A partir deste episódio, passou à clandestinidade, vivendo incógnito na cidade de Citta di Castello, na Úmbria, o corredor tinha mais que uma razão para temer, uma a da sua função de correio e outra porque Bartali deu refúgio ao seu amigo judeu Goldenberg Giacomo e sua família. "Acolheu-os embora soubesse que os alemães matavam quem escondesse judeus ", lembra o filho de Giacomo, Giorgio, no filme Jacoby. "Ele arriscou, não só a sua vida, mas a da sua família e salvou-nos a todos nós porque não tínhamos para onde ir. " 



A foto que Bartali deu ao pequeno Giorgio Goldenberg 
(Shlomo Paz), 1941.


 Partes desta história, é o resultado de 14 anos de trabalho de detective e de investigação de muitas pessoas. Andrea Bartali disse que, eventualmente, o seu pai lhe contou apenas fragmentos das suas acções durante a guerra, e fê-lo prometer que não contasse a ninguém

"Quando eu perguntei por que ele não poderia partilhar a sua história, ele respondeu-me: Tu tens que fazer o bem, mas não deves nunca falar sobre isso, se fizeres isso, estarás a aproveitar-te das desgraças dos outros para o teu próprio benefício."  

De acordo com Jacoby, o silêncio de Bartali é uma "característica" de muitos dos italianos que arriscaram suas vidas para salvar outras pessoas durante a Segunda Guerra Mundial. "Ele não seria reconhecido pelo que ele tinha feito, poucos daqueles que se beneficiaram com seu apoio sabiam o seu nome ou o papel que ele tinha assumido para ir em seu socorro. " Em Setembro passado, Bartali foi homenageado postumamente pelo Museu do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém.



Andrea Bartali aponta para o nome de seu pai na Sala dos Nomes no memorial do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém. (10 Outubro de 2013).


Andrea Bartali, que visitou o museu, disse que o seu pai sempre se recusou a ver as suas ações como heroicas. "Quando as pessoas lhe diziam: 'Gino, você é um herói", ele respondia: 

"Não, não, eu quero que você se lembre de mim pelas minhas conquistas desportivas. Os verdadeiros heróis são diferentes, são todos aqueles que sofreram na sua alma, no seu coração, no seu espírito, na sua mente, assim como todos os seus entes queridos. Eles sim, são os verdadeiros heróis. Eu sou apenas um ciclista. "






Autografo de Gino Bartali numa parede em Alassio.


Fontes:
Este artigo foi-me enviado pela minha amiga Paula Rodrigues.


3 comentários: