terça-feira, 23 de abril de 2013

David Frankfurter




Nascido em Daruvar, então Império Austro-Húngaro, actual Croácia, Frankfurter era filho de um rabino da cidade, Moshe (Moritz) Frankfurter, e de Rebekka, que tinha como nome de solteira Pagel. Após completar a sua educação básica, iniciou os estudos de medicina e pelos quais teve que viajar a Viena, Leipzig e Frankfurt, porém a ascensão do poder nazi na Alemanha forçou-o a mudar-se para a Suíça, instalou-se em Berna onde continuou os seus estudos em 1934.



Consciente do perigo da ameaça dos nazis, Frankfurter pôs-se a observar Gustloff, então chefe da Divisão Estrangeira do partido nazi da Suíça (NSDAP), que havia ordenado a publicação de: “Os Protocolos do Sábios de Sião”, na Suíça. Isso culminou no assassinato ocorrido em Davos, a 04 de Fevereiro de 1936. Franfurter foi julgado pelo assassinato em Chur, a 09 de Dezembro daquele mesmo ano.



Embora o assassinato não tenha sido recebido de forma desfavorável pela população, maioritariamente anti-nazi do país, o governo suíço procedeu de maneira rigorosa no caso, devido às preocupações com a neutralidade do país. Frankfurter foi acusado pela morte de Gustloff e condenado a dezoito anos de prisão.




A 27 de Fevereiro de 1945, no final da 2ª Guerra Mundial, Frankfurter pediu o perdão do seu crime, que foi concedido a 01 de Junho de 1945, com a condição de que ele deixasse o país e pagasse os custos jurídicos e de restituição. 





Depois da sua libertação, ele viajou para Tel Aviv, em Israel, onde se instalou e serviu o ministério da Defesa. Frankfurter publicou as suas memórias em 1950. O governo suíço retirou a ordem de exílio em Setembro de 1969.

David Franfurter in British Mandate of Palestine, 1945



E por falar em Berna na Suíça…




O dia de hoje na história judaica – 13 Iyar 5773

Os Judeus são expulsos de Berna, Suíça em 1427
Os judeus de Berna, foram expulsos nesta data em 1427. Berna possuía já uma longa história de expulsões e ataques contra os mesmos.


Centro antigo da cidade de Berna, Suíça




Fontes:






Sem comentários:

Enviar um comentário