quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O dia de hoje na História Judaica – 17 Adar 5773


A Fuga dos Sábios da Torá (cerca do ano 75 A.E.C.)

 

Alexandre Janeu (também conhecido como Alexandre Jannai/Yannai; em hebraico אלכסנדר ינאי), foi o rei da judeia entre os anos 76 -103 A.E.C. Era filho de João Hircano, ele acabou por herdar o trono do seu irmão Aristóbulo I, e acaba por casar com a viúva do seu irmão, Shlomotzion, ou Shelomit, também conhecida por Salomé Alexandra, de acordo com a lei bíblica de Yibbum (“levirato”).
 

No ano 91 AEC, Alexandre Yannai da família hasmoneana sucedeu seu irmão Yehuda Aristoblus no trono da Judéia. Alexandre Yannai era saduceu, e perseguiu violentamente os fariseus. A certa altura do sangrento reinado, após uma vitória que ele conseguiu no campo de batalha, convidou todos os eruditos de Torá para uma festa. Durante o banquete ele foi negligenciado por um dos convidados, o que o levou a executar todos os eruditos de Torá que tinham comparecido. Uns poucos sábios conseguiram escapar para a cidade de Sulukus, na Síria. Ali, também, encontraram inimigos anti-semitas que assassinaram muitos dos sábios exilados. O punhado de sábios sobreviventes precisou se esconder, encontrando refúgio na casa de um homem chamado Zevadai. Na noite de 17 de Adar eles escaparam da cidade hostil de Sulukus.
Estes eruditos que sobreviveram terminaram por reviver o Judaísmo da Torá. A data em que escaparam das garras da morte foi estabelecida como dia de celebração.

Seu nome hebreu seria provavelmente "Jonathan", ele pode ter sido o Sumo-sacerdote Jonathan, em vez de seu tio-avô com o mesmo nome, que estabeleceu a fortaleza de Masada. Sob o nome "King Yannai", ele aparece como um tirano maligno no TalmudEle está entre as figuras históricas mais coloridas, apesar de ser pouco conhecido fora da história especializada. Ele e a viúva de seu irmão (que se tornou rainha reinante depois de sua morte) tiveram um impacto substancial sobre o posterior desenvolvimento do judaísmo. 

Janeu expandiu o Reino Hasmoneus e estabeleceu a cidade de Gamla em 81 a.e.C, como capital e que é agora conhecida como a Colinas de Golã.



A cunhagem de Alexandre Janeu é característica ao início da cunhagem judaica onde  evitou representações humanas ou de animais, em oposição ao grego circundante. A cunhagem judaica focava-se em símbolos naturais, como a palmeira, romã, a estrela, ou outros símbolos, como o Templo, Menorá , trombetas ou cornucópias.

 

Alexandre Janeu é o personagem principal da novela O Rei de carne e sangue , editada em Israel pelo romancista Moshe Shamir, um romance que foca muitos aspetos sobre a política de Israel de 1950.
Como  marido da rainha Alexandra Salomé, ele também é um personagem na novela Rainha dos judeus por Judy Petsonk (2012).
 


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário