quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mosaicos do Zodíaco de algumas sinagogas antigas.



2ª Parte




Na sinagoga de Ziporri, Ein Gedi, cada signo do  Zodíaco está associado com o mês correspondente do calendário hebraico e escrito em hebraico. Na imagem superior esquerda, vimos uma parte do painel com um Escorpião e com o respectivo mês de Heshvan (acima), na imagem superior da direita, vimos um Sagitário que está relacionado com o mês de Kislev






Estas duas imagens mostram as estações do ano nos cantoscomo temos visto em outros lugares, mas aqui eles têm inscrições em grego e em hebraico. 








Apesar de mal conservado, o mosaico da sinagoga Zippori num dos painéis podemos ver claramente a passagem do sacrifício de Isaac a completar o tema dos antepassados ​​justos. Tudo o que resta são fragmentos que mostram os servos segurando o burro (acima) e do carneiro preso no mato.










Ao contrário da maior parte do resto do mosaico Zippori, o painel da sinagoga que está dividido em três secções, esta parte está muito bem preservada. No flanco, dois candelabros, a Arca da Aliança com o chifre de carneiro, palma frondes e cidra, e pá incenso um pouco mais abaixo.




Aqui podemos ver o pouco que resta da sinagoga em Na'aran, e que foi descoberto quando um projétil de artilharia turca caiu no local durante a I Guerra Mundial, revelando o mosaico. Grande parte do mosaico ficou destruído, mas o que resta é suficiente para sugerir a presença da roda do Zodíaco, incluindo Helios no seu carro (só uma roda permanece), as quatro estações nos cantos, e a Arca ladeada por candelabros.





O mosaico em Na'aran foi bastante danificado, como já mencionámos, mas ainda se conseguem perceber as patas do Câncer na roda do zodíaco (esquerda) e uma das quatro estações no canto do painel quadrado (direita).




O edifício Sussiya foi identificado como uma sinagoga porque o chamado painel da sinagoga no mosaico ainda era bem visível, contendo a Arca ladeado por dois candelabros.




A sinagoga de Sussiya foi muito bem construída e por esse facto durou por muito tempomas agora já podemos ver a deteoriração de alguns de seus mosaicos. Como os gostos iam mudando, novos pisos de mosaico foram pavimentados sobre os antigos. Ainda assim, existem vislumbres dos elementos tradicionais, tais como o círculo interior (agora preenchido com uma roseta) e uma porção do arco exterior da roda  Zodíaco ( visíveis a alguns pés abaixo do círculo interior).




Apenas um pormenor do painel da coleção “antepassados ​​justos” permanece em Sussiya, mas a cauda de um leão e no final uma inscrição em hebraico "-el" é suficiente para reconstruir a cena de Daniel na cova dos leões.






O último exemplo de um mosaico do Zodíaco na  sinagoga consiste em apenas alguns fragmentos. Este canto do painel quadrado mostra a cara a sorrir da uma das estações no cantobem como
   as arestas de dois segmentos do Zodíacouma das quais
  podem ser identificadas como Câncer.







Fonte:

https://www.biblicalarchaeology.org/daily/ancient-cultures/ancient-israel/jewish-worship-pagan-symbols/

Sem comentários:

Enviar um comentário