Subotica experimentou um período particularmente brilhante arquitetura, com construções em estilo art nouveau . Entre os edifícios desse período, você pode relatar a sinagoga da cidade, construído em 1902 .
Devido ao seu valor, está na lista de monumentos culturais de excepcional importância para a República da Sérvia.
Ninguém diria após observar o seu interior.
Por falta de informação, não consigo dizer-vos se estará a ser remodelada ou não, apenas obtive a informação que não está ativa.
Os primeiros judeus chegaram ao território da atual República da Sérvia na época do Império Romano . Mas as comunidades judaicas dos Balcãs só se tornaram importantes no final do XV quando os judeus que fugiam da Inquisição na Espanha e Portugal ,encontraram refúgio em áreas controladas pelos otomanos e, especialmente, na Sérvia, e em seguida, grande parte sob domínio turco. Comunidades não são desenvolvidos até a Primeira Guerra Mundial , mas foram quase completamente aniquiladas pelo Holocausto da Segunda Guerra Mundial . A comunidade judaica na Sérvia atualmente tem menos de 800 membros.
Um pequeno número de judeus que ainda vivem em Zrenjanin e Sombor e são famílias individuais que estão dispersos por todo o país.
A única sinagoga ainda em aberta para o culto na Sérvia é a Sinagoga de Belgrado . A sinagoga Suka Shalom.
Na Sérvia, o anti-semitismo é raro e apenas diz respeito a casos isolados, embora tenhamos observado alguns incidentes.
O governo sérvio reconhece o judaísmo como uma das sete comunidades religiosas 'tradicionais' países.
Ainda hoje, a maioria dos sérvios judeus são judeus sefarditas , descendentes de refugiados que fugiam da Inquisição de Espanha e Portugal.
Subotica tornou-se parte da Áustria-Hungria até o rescaldo da Primeira Guerra Mundial . Em 1918 , a cidade tornou-se parte do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos , que em 1929 se tornou o Reino da Jugoslávia . Subotica era a terceira cidade na Jugoslávia após Belgrado e Zagreb .
Em 1941 , o Reino da Jugoslávia foi invadida e dividida pelo poder do Eixo ; em 11 abril 1941 , Subotica foi ocupada. O norte, incluindo a cidade, foi anexada pela Hungria . Durante a Segunda Guerra Mundial , sob o governo de Miklós Horthy , a cidade perdeu 7.000 pessoas, a maioria judeus . Antes da guerra, 6.000 judeus viviam em Subotica, a maioria deles foram deportados durante o Holocausto , principalmente para Auschwitz . Muitos Partisan Comunista também foram levados à morte pelas forças do Eixo. Após a guerra, Subotica tornou-se parte da nova República Federal Socialista da Jugoslávia .
Actualmente, a cidade e seus municípios vizinhos têm cerca de 150.000 habitantes: húngaros, croatas, Bunjevac, sérvios e outras nacionalidades.
Fonte:
Sem comentários:
Enviar um comentário