Entrada da tumba de Hilel, o Ancião
Hilel, o Ancião, (em hebraico: הלל; c. 60 a.C. - c. 9) é o nome pelo qual é conhecido um célebre líder religioso judeu, que viveu durante o reinado de Herodes, o Grande na época do Segundo Templo. Estudioso respeitado em seu tempo, Hilel é associado à diversos ensinamentos da Mishná e do Talmud, tendo fundado uma escola (Beit Hilel) para ensino de mestres no judaísmo.
Hillel foi um famoso líder religioso judaico, uma das figuras mais importantes na história judaica. Ele está associado ao desenvolvimento da Mishnah e do Talmud. Renomeado no judaísmo como um sábio e estudioso, ele foi o fundador da Escola de Hillel escola para Tannaïm (Sábios da Mishnah), e fundador de uma dinastia de sábios que se encontra à frente dos judeus que vivem na terra de Israel até aproximadamente o quinto século da Era Comum.
Hillel viveu em Jerusalém durante o tempo do rei Herodes e do imperador romano Augusto. Na compilação Sifre Midrash (Deut. 357) os períodos da vida de Hillel são feitos paralelos aos da vida de Moisés. Na idade de quarenta Hillel foi para a Terra de Israel, ele passou quarenta anos em estudo, e o último terço de sua vida ele era o chefe espiritual do povo judeu. Sua atividade de quarenta anos que abrangeu o período de 30 Antes da Era comum a 10 Depois da Era comum.
Hillel nasceu em Babilónia, e, de acordo com a Iggeret de Rav Sherira Gaon (uma história abrangente da composição do Talmud do século 10. EC), Hillel descende da tribo de Benjamin por parte de pai e, a partir da família de David por parte da mãe. Nada definitivo, no entanto, é conhecido sobre a sua origem, nem em qualquer lugar ele é chamado pelo nome do seu pai, que talvez tenha sido Gamliel.
Quando Josephus ( "Vita", § 38) fala do bisneto de Hillel, Rabban Shimon ben Gamliel I, como pertencente a uma família muito célebre (γένους σφόδρα λαμπροῦ), ele provavelmente se refere à glória que a família teve devido à atividade de Hillel e Rabban Gamliel Hazaken. Apenas o irmão de Hillel Shebna é mencionado, ele era um comerciante, enquanto que Hillel se dedicou a estudar a Torah, ao mesmo tempo que trabalha como um lenhador.
Ele é popularmente conhecido como o autor de duas frases:
"Se eu não sou por mim mesmo, que será de mim? E quando eu sou para mim, que sou eu? E se não for agora, quando?" e a expressão da ética da reciprocidade, ou "regra de ouro":
"Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem a ti.
Essa é toda a Torá, o resto é comentário; agora ide e aprendei."
Deixo-vos agora, com este vídeo de More Ventura, que nos conta uma história belíssima de Hillel.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário