terça-feira, 10 de abril de 2012

LANDART - Exposição






LANDART - Quinta do Pisão
Inauguração 14 de Abril de 2012, às 16 Horas
 15 de Abril a 1 de Julho de 2012 




Como nas edições que antecederam esta, a exposição Land Art Cascais, organizada pela Agência Cascais Natura e o Pelouro do Ambiente da CMC com a colaboração da Fundação D. Luís I, decorre nos espaços do CCC e da Quinta do Pisão.


Na Quinta do Pisão, um grupo de escultores de mérito incontestável (Ana Vieira, Ricardo Lalanda, Eduardo Malé, Rafael Blasco e Catarina Câmara Pereira) apresentam esculturas concebidas para o efeito e/ou intervêm directamente na paisagem circundante. Decorrerão em simultâneos ateliers dirigidos por Dalila Gonçalves e André Banha.







As fotos acima colocadas são de exposições anteriores e que não constam na apresentação desta exposição, apenas servem de ilustração neste trabalho.


Já agora, para quem como eu não conhecia esta forma de fazer arte, deixo-vos aqui com uma pequena apresentação.


Land Art 

Também conhecida como Earth Art ou Earthwork é o tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra.

A Land Art surgiu em finais da década de 1960, em parte como consequência de uma insatisfação crescente em face da deliberada monotonia cultural pelas formas simples do minimalismo, em parte como expressão de um desencanto relativo à sofisticada tecnologia da cultura industrial, bem como ao aumento do interesse às questões ligadas à ecologia. O conceito estabeleceu-se numa exposição organizada na Dwan Gallery, Nova Iorque, em 1968, e na exposição Earth Art, promovida pela Universidade de Cornell, em 1969.

É um tipo de arte que, por suas características, não é possível expor em museus ou galerias (a não ser por meio de fotografias). Devido às muitas dificuldades de colocar-se em prática os esquemas de land art, suas obras muitas vezes não vão além do estágio de projeto. Assim, a afinidade com a arte conceitual é mais do que apenas aparente.

Dentre as obras de land art que foram efetivamente realizadas, a mais conhecida talvez seja a Plataforma Espiral (Spiral Jetty), de Robert Smithson (1970), construída no Grande Lago Salgado, em Utah, nos Estados Unidos da América.


Seguem-se alguns exemplos:



Spiral Jet de Robert Smithson, 1970



Muito linda, mas sem referências!!!


Twenty One


Ilhas cercadas, Jeanne Claude e Christo



Crop Circles



Christo, Running Fance, Christo, Arizona



Quemado/Novo México, Walter Maria


Fontes:

http://navegantesdeiapetus.wordpress.com/2009/08/21/arte-ambiental/
http://sensibilizart.blogspot.pt/p/land-art.html
  http://emtransito.web-log.nl/emtransito/2004/09/land_art.html
 http://blogdobatman.wordpress.com/2009/08/25/land-art/
  http://aslaepg.wordpress.com/do.blogspot.com/2007/09/land-art-twenty-one.html
  http://artecomoarte.wordpress.com/2010/04/
http://www.fundacaodomluis.com/index.php
option=com_content&view=article&id=274
:programacao-de-artes-plasticas-janeirofevereiro-2012&catid=95
http://pt.wikipedia.org/wiki/Land_Art

Sem comentários:

Enviar um comentário