terça-feira, 10 de abril de 2012

Estado de Israel




Ben Gurion (Primeiro Primeiro-Ministro de Israel) pronunciando a Declaração de Independência do Estado de Israel em 14 de Maio de 1948.

Israel, o estado-nação judeu, é o único país onde a maioria dos cidadãos são judeus. Israel foi estabelecido como um estado democrático e independente em 14 de maio de 1948. Dos 120 membros em seu parlamento, a Knesset, atualmente 12 membros são árabes israelitas, maioria representando os partidos políticos e o juiz da Suprema Corte é um árabe palestino. Entre 1948 e 1958, a população judaica cresceu de 800. 000, para 1 milhão. Atualmente, os judeus são 76.4% da população israelita, ou 5.433.842 milhões de cidadãos. O começo do estado de Israel foi marcado pela imigração em massa de sobreviventes do Holocausto e de judeus escapando de terras árabes. Israel também tem uma grande população de judeus etíopes, a maioria que foi trazida para Israel nos fins dos anos 80 e no começo dos 90. Durante os anos 70, 160.000 imigrantes chegaram da União Soviética, quase metade de todos os imigrantes que chegaram a Israel naquela época. Esse período também teve um aumento de imigrantes da Europa Ocidental, da América Latina e dos Estados Unidos. Entre 1948 e 1995, alguns imigrantes de outras comunidades também chegaram, incluindo imigrantes da Índia, Líbia ou África do Sul, entre outros. Entre 1948 e 2007, imigraram para Israel 3.053.799 pessoas. Alguns judeus emigraram de Israel para outros lugares por causa de problemas financeiros ou por causa do clima político e do conflito Árabe-Israelita. Emigrantes israelitas judeus são conhecidos como "yordim" (aqueles que descem de Israel; o opósito é "olim", ou aqueles que sobem para Israel).


Diáspora

Neste cartão comemorativo de Rosh Hashana do começo da década de 1900, judeus russos, com malas na mão, observam seus parentes americanos os acenando para os Estados Unidos. Mais de dois milhões de judeus fugiram dos pogroms do Império Russo para a segurança dos EUA entre 1881 e 1924.

As ondas de imigração para os Estados Unidos e para outros lugares na viragem para o século XIX e são resultado de várias causas, incluindo os pogroms na Rússia, o genocídio dos judeus europeus durante o Holocausto e a fundação do Estado de Israel (e subsequente êxodo judaico de países árabes). Tudo isso resultou nas mudanças dos centros populacionais do povo judeu no final do século XX.


Actualmente, a maior comunidade judia no mundo depois de Israel é os Estados Unidos, com 5.165.019 judeus. Em outros lugares na América, há também populações significativas de judeus no Canadá, na Argentina e no Brasil, e menores populações no México, no Uruguai, na Venezuela, no Chile e em vários outros países. A maior população judaica da Europa Ocidental e terceira maior população judaica mundialmente pode ser encontrada na França, com 490.000 judeus, a maioria que são imigrantes ou refugiados de países árabes norte-africanos como a Argélia, Marrocos e Tunísia (ou seus descendentes). Existem 295.000 judeus no Reino Unido. Há aproximadamente 356.700 judeus vivendo nos 15 países que pertenciam à antiga União Soviética, a grande maioria situada na Europa. A comunidade judaica que mais está a crescer mundialmente, fora de Israel, é a da Alemanha. Milhares de judeus do antigo Bloco de Leste se estabeleceram na Alemanha desde a queda do Muro de Berlim.

Os países árabes do Norte da África e do Oriente Médio consistiam por volta de 900.000 judeus em 1945. Por causa de anti-sionismo, depois da fundação de Israel, perseguições sistemáticas fizeram com que quase todos esses judeus fugissem para outros lugares. Aproximadamente 600.000 foram para Israel enquanto os outros 300.000 foram para a Europa, América ou Austrália. Aproximadamente 8.000 judeus vivem atualmente nas nações árabes. De acordo com o American Jewish Year Book, o Irão tem por volta de 10.700 judeus, enquanto a Revista 18 aumenta esse número para 25 mil. 

Antes de 1979, o país tinha por volta de 100.000. Depois da revolução de 1979, alguns judeus iranianos emigraram para Israel ou Europa, mas a maioria imigrou (com seus compatriotas não-judeus) para os EUA (especialmente Los Angeles).

Fora da Europa, Ásia e América, existem significativas populações de judeus na Austrália e na África do Sul.



Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Judeu#Mudan.C3.A7as_na_popula.C3.A7.C3.A3o:_Guerra_contra_os_judeus

Sem comentários:

Enviar um comentário