quinta-feira, 5 de abril de 2012

Os judeus de Kaifeng - China






Os judeus já estavam presentes  na China vários séculos antes do Séc. XX,  que é o caso dos judeus de Kaifeng. Marco Polo  atesta a presença judaica na China pelo menos desde o sec.VII . Tribos Perdidas de Israel e emissários do rei Salomão em busca de materiais valiosos para a construção do Templo de Jerusalém. Lendas abundam sobre as suas origens. Paradoxalmente a  mais misteriosa e mais famosa dessas comunidades é sem dúvida a de Kaifeng,  provavelmente porque foi a que durou mais na história, apesar de seu isolamento.





A teoria aceite é que os judeus de Kaifeng, na China, chegam no Séc. IX pela Rota da Seda, vindos  da Pérsia ou da Índia através do Afeganistão.

 Eles viviam em total isolamento, cultivando um judaísmo próprio, isto depois de terem sido  afastados da influência dos rabinos do ocidente e fortemente influenciados pelo confucionismo. 

Até  ao século XVI e sem nunca terem ouvido falar de cristianismo, entraram em contato com o padre jesuíta Matteo Ricci que veio para evangelizar a China e que tinha levado com ele um correligionário que os fez  acreditar que a Virgem e o Menino eram a representação de  Rebecca e Jacob.
Após a destruição da última sinagoga em 1850, a comunidade judaica chinesa foi perdendo gradualmente toda a coesão. Pensasse que deixaram de existir como uma comunidade religiosa organizada, nos primeiros anos do sec. XX.

Hoje, não seriam mais do que cerca de 600 desses judeus em toda a República Popular da China, onde ainda vivem principalmente na cidade de Kaifeng. Como pertenciam a um status de minoria, nunca foram reconhecidos e continuam à procura da sua identidade, mesmo quando o governo lhes pede para declarar Hui (chineses muçulmanos) e Han (chinês).

Sem textos religiosos, os  judeus da China não têm o conhecimento real do Judaísmo e  dependem das tradições familiares e da ajuda de judeus estrangeiros para tentar encontrar as suas raízes religiosas. Alguns começaram a emigrar para Israel para retornarem ás suas origens judaicas.



Concessões judaicas

Entre os comerciantes ocidentais e empresários que se instalaram nos portos da China aberta ao comércio internacional na década de 1840, havia judeus.

O nome simbólico desta abordagem é Sassoon instalado em Xangai com Elias David Sassoon (1818-1896) e Victor Sassoon (1881-1961), que construiram o actual Hotel da Paz  sobre o Bund. Eles desempenharam um papel importante no desenvolvimento econômico de Xangai. O seu número foi estimado em cerca de 10.000 em 1930.

O destino da comunidade judaica em Tianjin é ilustrado pela Grande Sinagoga de Nanjing, na concessão britânica. A sinagoga foi inaugurada em 1938,encerrada em 1950,depois foi restaurada, mas só reabriu em 2008.

O século XX



Em 1906, os judeus russos quando fugiram da guerra civil na Rússia mudaram-se para Harbin na Manchúria e a maioria foi para Xangai com a chegada dos japoneses.


Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial , quando os judeus fugiram da Europa em busca de um país hospitaleiro, a China recebe-os e aceita-os de bom agrado. Vinte mil refugiados da Áustria, da Polónia, da Rússia  se estabeleceram no Distrito Hongkou, perto de Xangai . Hongkou era pobre, mas congratulou-se com os judeus.







Fonte:


Sem comentários:

Enviar um comentário