Os judeus já estavam presentes na China vários séculos antes do Séc. XX, que é o caso dos judeus de Kaifeng. Marco Polo atesta a presença judaica na China pelo menos desde o sec.VII . Tribos Perdidas de Israel e emissários do rei Salomão em busca de materiais valiosos para a construção do Templo de Jerusalém. Lendas abundam sobre as suas origens. Paradoxalmente a mais misteriosa e mais famosa dessas comunidades é sem dúvida a de Kaifeng, provavelmente porque foi a que durou mais na história, apesar de seu isolamento.
Eles viviam em total isolamento,
cultivando um judaísmo próprio, isto depois de terem sido afastados da influência dos rabinos do ocidente
e fortemente influenciados pelo confucionismo.
Até ao século
XVI e sem nunca terem ouvido falar de cristianismo, entraram em contato com o padre jesuíta Matteo
Ricci que veio para evangelizar a China e que tinha levado com ele um
correligionário que os fez acreditar que
a Virgem e o Menino eram a representação de Rebecca
e Jacob.
Após a destruição da última sinagoga em 1850, a comunidade judaica
chinesa foi perdendo gradualmente toda a coesão. Pensasse que deixaram de
existir como uma comunidade religiosa organizada, nos primeiros anos do sec.
XX.
Hoje, não seriam mais do que
cerca de 600 desses judeus em toda a República Popular da China, onde ainda
vivem principalmente na cidade de Kaifeng. Como pertenciam a um status de minoria, nunca foram
reconhecidos e continuam à procura da sua identidade, mesmo quando o governo
lhes pede para declarar Hui (chineses muçulmanos) e Han (chinês).
Sem textos religiosos, os judeus da China não têm o conhecimento real
do Judaísmo
e dependem das tradições familiares e da
ajuda de judeus estrangeiros para tentar encontrar as suas raízes religiosas. Alguns começaram a emigrar para
Israel para retornarem ás suas origens judaicas.
Concessões judaicas
Entre os comerciantes ocidentais e empresários que
se instalaram nos portos da China aberta ao comércio internacional na década de
1840, havia judeus.
O nome simbólico desta abordagem
é Sassoon instalado em Xangai com Elias David Sassoon (1818-1896) e Victor Sassoon
(1881-1961), que construiram o actual Hotel da Paz sobre o Bund. Eles desempenharam um papel
importante no desenvolvimento econômico de Xangai. O seu número foi estimado em
cerca de 10.000 em 1930.
O século XX
Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial
, quando os judeus fugiram da Europa em busca de um país
hospitaleiro, a China recebe-os e aceita-os
de bom agrado. Vinte mil
refugiados da Áustria, da Polónia, da Rússia se estabeleceram
no Distrito Hongkou,
perto de Xangai . Hongkou era pobre, mas congratulou-se
com os judeus.
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