segunda-feira, 23 de abril de 2012

Feira do Livro - Inácio Steinhardt





Estará à venda, a partir de amanhã, 24 de Abril, na Feira do Livro, em Lisboa.

 

Breve história de presença judaica no território que viria a ser o Reino de Portugal e do seu legado para a nossa cultura.
 
 
 
As Raízes dos Judeus em Portugal são muito anteriores à formação da nossa nacionalidade.
Quando D. Afonso Henriques obteve o reconhecimento do seu reino independente, em 1143, já viviam judeus na Península Ibérica há pelo menos um milénio.
A escassez de fontes documentais fidedignas sobre a presença judaica, nos territórios que viriam a fazer parte do Reino de Portugal, não encorajou muitos estudos. O presente trabalho pretende aceitar esse desafio, conjugando fontes portuguesas, judaicas e árabes, para compilar uma imagem, tanto quanto possível coerente, dessa época. Os judeus diferenciaram-se dos outros povos por se considerarem sempre uma nação no Exílio, cujo anelo milenário era o retorno à sua Terra, sem ambições territoriais onde quer que encontravam asilo. Só contribuindo para a prosperidade dos seus anfitriões podiam assegurar o bom acolhimento.
Especial atenção foi projectada para as identidades ainda enigmáticas de alguns participantes nos eventos, que tiveram particular relevância na reconquista, no povoamento e na formação do Reino, como Sisnando Davides. Yahya ben Yaish e seus descendentes.

Raízes dos Judeus em Portugal – Entre Godos e Sarracenos, de Inácio Steinhardt, é uma obra que traça, em linhas gerais, a história da presença judaica no território que viria a ser Portugal, durante o período que antecedeu a formação do Reino Portucalense, e descreve as relações mútuas entre o povo judeu e o povo português, focando as contribuições recíprocas para a história de cada um deles.
E de facto, sem o conhecimento e a compreensão do que aconteceu durante esta fase remota da nossa história, dificilmente se interpretarão alguns dos episódios – dolorosos quase sempre ou, nalguns raros momentos, um pouco mais felizes – que marcaram a relação entre cristãos e judeus, em Portugal, principalmente ao longo dos séculos XV, XVI e XVII.
O livro de Inácio Steinhardt é porém muito mais do que uma simples revisitação da proto-história do território português e dos povos que nele habitaram. Através das suas páginas, fica o leitor a compreender o significado de inúmeras tradições, de não poucos termos cruciais, e também a forma como aos poucos foram por cá emergindo os rostos da intolerância. De uma intolerância de que todos, sem excepção, fomos responsáveis.





RAÍZES DOS JUDEUS EM PORTUGAL – Entre Godos e Sarracenos»

Inácio Steinhardt
Editora Vega – Colecção Sefarad – História – Formato 13 x 20 cm – 180 pág., - Brochado – Ano 2012 – 1ª edição – ISBN 978-972-699-805-1(do catálogo da editora):

Sem comentários:

Enviar um comentário