A partir da segunda noite de
Pêssach, inicia-se a contagem do ômer até a festa de Shavuot. Qual a razão?
Agora mais que nunca, pessoas de todas as esferas da vida
estão em busca um sentido e de um propósito. Algumas procuram respostas na
meditação. Algumas voltam-se para livros de auto-ajuda, terapia, religião,
yoga, programas de doze estágios e filosofias modernas.
Muitas pessoas, entretanto, não se dão conta que a mais
antiga - portanto testada mais vezes - resposta nos foi dada há 3.300 anos no
Monte Sinai. É chamada: a Torá.
A Outorga da Torá
Torá significa instrução. A Torá e suas histórias são, em
sua essência, a história de nossa vida, um plano espiritual que ilumina as
camadas e dimensões de nossa psique e alma. Cada evento na Torá reflecte um
outro aspecto de nossa personalidade interior. Através de suas mitsvot e
mandamentos, a Torá ensina como nos actualizarmos conforme a intenção de D'us ao
nos criar. Decifrando o código da Torá, desvendamos sua mensagem pessoal a cada
um de nós.
Em cada palavra da Torá há um significado profundo, pessoal
e espiritual. O processo de receber a Torá no Sinai começou, na verdade,
quarenta e nove dias antes, com o Êxodo do Egipto. Estes quarenta e nove dias
são tradicionalmente chamados de "Sefirá
Ha'Ômer," que significa contagem do ômer.
Em Vayicrá (o
terceiro livro da Torá) 23:15, o versículo diz: "Contareis para vós desde
o dia seguinte ao primeiro dia festivo, desde o dia em que tiverdes trazido o
"ômer" da movimentacão; sete semanas completas serão."
49 Dias
Este período de quarenta e nove dias foi de intenso
aperfeiçoamento de carácter. Por quarenta e nove dias, os judeus ascenderam, um
degrau por vez, uma escada emocional em direcção a uma pureza mais elevada. Este
período de refinamento de carácter tem tanta relevância em nossa vida hoje como
teve há 3.000 anos. Da mesma forma que éramos escravos no Egipto, podemos também
ser escravos de nossas personalidades, dirigidos por forças sobre as quais
frequentemente sentimos não ter controle algum.
Os quarenta e nove dias da sefirá nos ensinam como recobrar
o controle de nossas emoções, mostrando-nos como refinar nosso carácter, passo a
passo, de uma maneira baseada nas verdades eternas da Torá.
Após este período de quarenta e nove dias, chegamos ao
quinquagésimo dia, matan Torá (a outorga da Torá), tendo conseguido plena
renovação interior pelo mérito de ter avaliado e desenvolvido cada um dos
quarenta e nove atributos. Qual é o significado do quinquagésimo dia de matan
Torá?
Nesta data celebramos a Festa de Shavuot. Após termos
consumado tudo que pudemos pela nossa própria iniciativa, então somos
merecedores de receber um presente (matam) do Altíssimo, o qual não poderíamos
ter atingido com nossas limitadas faculdades. Recebemos esta habilidade de
atingir e tocar o Divino; não apenas para sermos seres humanos aperfeiçoados
que refinaram todas suas características pessoais, mas seres humanos divinos,
capazes de se expressarem acima e além das definições e limitações de nosso
ser.
A contagem da sefirá que se seguiu ao êxodo do Egipto é um
processo que devemos recriar continuamente em nossa vida, para que possamos
atingir verdadeira liberdade pessoal.
Um Estágio para o
Aperfeiçoamento Pessoal
A palavra hebraica "sefirá" tem vários
significados. O famoso cabalista RaMak (R. Moshê Kordevero, 1570) na sua
monumental obra "Os Pardes", escreve que sefirá significa tanto
"mispar", significando número e "sipur", como em
"contar uma história." Uma terceira raiz de "sefirá" é
sapir, uma pedra de safira, um cristal translúcido que irradia brilho.
A contagem da sefirá ilumina os diferentes aspectos de
nossa vida emocional. Os dias de sefirá nos contam uma história - a história de
nossas almas.
O espectro da experiência humana divide-se em sete emoções
e qualidades, conhecidas no plural como sefirot. Cada uma dessas sete
qualidades, por sua vez, subdivide-se em sete, perfazendo o total de quarenta e
nove.
Cada dia no tempo tem vida própria. Um dia é um fluxo ímpar
de energia, esperando para ser conduzida até cada uma das fibras do ser humano.
Os Sete Atributos Emocionais
Cada um dos quarenta e nove dias da sefirá ilumina uma das
quarenta e nove emoções; a energia de cada dia consistindo em examinar e
aperfeiçoar sua emoção correspondente. Após purificar e aperfeiçoar todas as
quarenta e nove dimensões, estamos totalmente preparados para matan Torá, pois
agora estamos em sincronia com os quarenta e nove atributos Divinos a partir
dos quais os atributos humanos evoluem.
Eis uma descrição dos sete atributos emocionais, que em
várias combinações constituem as quarenta e nove qualidades a ser examinadas e
desenvolvidas durante este período. Eis apenas uma de muitas aplicações:
Chesed - bondade, benevolência.
Guevurá - justiça, disciplina, moderação, reverência.
Tiferet - beleza e harmonia; compaixão.
Netzach - resistência; firmeza; ambição.
Hod - humildade, esplendor.
Yesod - vínculo, princípio.
Malchut - nobreza, soberania, liderança.
O período de quarenta e nove dias da sefirá é contado em
dias e semanas. Os sete dias de cada semana constituem os quarenta e nove dias.
Cada semana é representada por um aspecto daquele atributo.
Como uma emoção plenamente funcional é pluri-dimensional,
inclui dentro de si uma mistura de todos os sete atributos.
Por exemplo: A primeira semana da sefirá é dedicada a
CHESED - o atributo da bondade. No primeiro dia da primeira semana lidamos com
chesed she'b'chesed - o aspecto da bondade em si mesma.
No segundo dia da Primeira Semana nos concentramos em
Guevurá she'b'chesed - o aspecto da restrição em bondade. No terceiro dia da
Primeira Semana, o foco está em tiferet she'b'chesed - a harmonia da bondade, e
assim ocorre com todos os sete dias da semana.
Esta análise diária lhe dará a habilidade de recuar e olhar
objectivamente às suas emoções subjectivas.
Observar seus pontos fortes e fracos, por sua vez, lhe
possibilitará aplicar-se a desenvolver e aperfeiçoar aqueles sentimentos,
enquanto você caminha em direcção à maturidade emocional e espiritual.
Como se conta o Ômer
A partir da segunda noite de Pêssach até Shavuot faz-se, em
pé, a contagem do ômer, a cada noite após a prece de Arvit. Se a pessoa
esquecer de fazê-la à noite, poderá fazer no dia seguinte, mas sem recitar a
bênção, continuando a contagem normalmente (i.e., com a bênção) nas noites
subsequentes. Caso tenha esquecido de contar também
naquele dia, deverá continuar a contagem nas noites
seguintes,
mas sem recitar a bênção.
Antes de iniciar a contagem do ômer, deve-se ter em mente o
número da contagem e a sefirá correspondente.
Recita-se:
Baruch Atá
A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu al
sefirat haômer.
Bendito és Tu, A-do-nai, nosso D'us, Rei do Universo, que
nos santificou com Seus mandamentos, e nos ordenou sobre a contagem do ômer. Exemplo: Número da contagem na primeira noite:
Hayom yom echad
laômer.
Hoje é um dia para
o ômer.
Ha'Rachaman hu
yachazir lánu avodat Bet ha'Micdash limcomáh, bimherá veyamênu, amen, sêla.
Queira o Misericordioso restaurar o Serviço do Bet Hamicdash a seu lugar, brevemente em
nossos dias, amém, e que assim seja para todo o sempre.
Lamnatsêach
binguinot mizmor shir. E-lo-him yechonênu vivarechênu, yaer panav itánu, sêla.
Ladáat baárets darkêcha, bechol goyim yeshu-atêcha. Yodúcha amim, E-lo-him,
yodúcha amim culam. Yismechu viranenu leumim, ki tishpot amim mishor, ul'umim
baárets tanchêm sêla. Yodúcha amim E-lo-him, yodúcha amim culam. Êrets nate-ná
yevulá, yevarechênu E-lo-him, E-lo-hê-nu. Yeva-rechênu E-lo-him; veyireú Otô
col afsê árets.
Para o Mestre do Coro - um salmo com música instrumental;
um cântico. Possa D'us ser pleno de graça connosco e abençoar-nos, possa Ele
fazer brilhar Sua face sobre nós para todo o sempre. Para que Teu caminho seja
conhecido na Terra, Tua salvação entre todas as nações. As nações Te exaltarão,
ó D'us; todas as nações Te exaltarão. As nações rejubilar-se-ão e cantarão de
alegria, pois Tu julgarás os povos com justiça e guiarás as nações na Terra
para sempre. Os povos Te exaltarão, ó D'us, todos os povos Te exaltarão. Pois a
terra terá dado seu produto e D'us, nosso D'us, nos abençoará. D'us nos
abençoará; e todos, dos mais distantes recantos da Terra, O temerão.
Para mais detalhes sobre as preces e contagem
correspondente para cada dia da sefirat, veja no Sidur ou consulte um rabino.
Fonte:
http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1173784/jewish/Sete-Atributos-Emocionais.htm
|
quarta-feira, 11 de abril de 2012
O que é a contagem do Ômer? E como se conta?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário