segunda-feira, 12 de março de 2012

Verdade ou lenda ?



Ilha Terceira



Porto Judeu situa-se a sul da Ilha Terceira, abrangendo uma área de 30,86 Km2, dos quais 28,5 Km2 na ilha, propriamente dita, e os restantes 2,36 km2 constituídos pelos Ilhéus das Cabras. Estende-se do litoral, onde confronta com as freguesias de S. Sebastião e Feteira, ao interior, confrontando aí com as freguesias da Ribeirinha, S. Bento, Posto Santo, Quatro Ribeiras e Agualva.



História



Desconhece-se a data da criação da freguesia pois, segundo a tradição, foi no Porto Judeu (actual porto de pesca) que terão desembarcado os primeiros povoadores da Ilha. Provavelmente, Jácome de Bruges, primeiro capitão donatário, aqui terá desembarcado, em 1 de Janeiro, devido ao facto de o tempo estar mau e por isso querer aproveitar a pequena enseada do porto. Como este não tinha grandes condições de abrigo sendo, portanto, mau e como naquele tempo chamavam "judeu" a tudo que fosse mau, assim o porto foi chamado de Porto Judeu. Outra
tradição, reza que conjuntamente com Jácome de Bruges vinha um Judeu, os quais terão travado o seguinte diálogo no momento do desembarque:


Jácome Bruges: Salta, judeu, senão salto eu.
Judeu: Salto e o porto será meu.





Desta conversa terá o porto ficado conhecido como Porto do Judeu. Contudo, na falta de documento autênticos, fica-se apenas pela tradição. Sabe-se, contudo, ser freguesia do início do povoamento da ilha Terceira, sendo a igreja paroquial anterior a 1470.




Sem comentários:

Enviar um comentário