Midrash
Segundo a Torah, no Livro do Êxodo
- Parashat Shemot -,
Moisés tinha a língua embaraçada, isto é, sofria de gaguez. Um Midrash (Shemot Rabah 1, 31) conta-nos porquê.
Certa vez, estava o Faraó a jantar na
companhia da filha e do pequeno Moisés, então com três anos, que se encontrava
sentado ao colo da princesa, quando o menino olhou para a coroa do Faraó e, de
repente, estendeu a mão e pegou-lhe. O Faraó assustou-se. Por acaso já não
havia sido feita a previsão de que um dia alguém que lhe era próximo o venceria
e dominaria o Egito em seu lugar?
O Faraó chamou então os seus conselheiros e
pediu-lhes que interpretassem o gesto da criança: seria uma simples brincadeira
ou um presságio nefasto? Estes decidiram, assim, testá-lo colocando carvões em
brasa e ouro diante dele, dizendo: «Se o menino deseja o vosso reinado, vai
escolher o ouro e, neste caso, merece a morte.»
O pequeno Moisés, atraído pelo brilho,
quis estender a mão para o ouro, mas um anjo (o Anjo Gabriel) empurrou-o com
força. O menino caiu em cima da brasa, gritando de dor. No pânico do momento
levou a mão à boca mas, agarrado à mão estava um pedaço de carvão incandescente
que lhe queimou a língua. Desde aquele dia começou a gaguejar, falando com
dificuldade.
Fig.1: Jan Steen, Moisés
e a coroa do Faraó, c. 1670
“O BASTÃO DE MOISÉS“
Midrash
Onde arranjou Moisés o mateh – bastão -, que usou para realizar
os vários prodígios? De acordo com o Pirke
Avot 5:6, o bastão era uma das dez coisas criadas no primeiro erev Shabat, ao crepúsculo. Havia letras
hebraicas gravadas no bastão, que formavam um acrónimo das dez pragas.
O bastão teria sido dado a Adão no Jardim
do Éden, que o passou a Enoch; Enoch deu-o a Noé, que por sua vez o deu a
Abraão. Abraão deu-o a Isaac, Isaac deu-o a Jacob, que o levou para o Egito.
Depois da morte de Jacob, José ficou com o bastão, que após a sua morte ficou
no palácio do Faraó. Yetro, que era um dos conselheiros do Faraó, mais tarde
adquiriu-o e pô-lo, com uma das extremidades enterrada, no seu jardim em
Midian. Ninguém foi capaz de o arrancar do jardim, até vir Moisés e conseguir
removê-lo. Quando Yetro viu isto, ficou convencido que Moisés seria o enviado
de Deus para redimir Israel do Egito, e por esta razão deu-lhe a sua filha
Seforah em casamento.
Nota: note-se a similaridade desta história com a da espada
do rei Artur.
Fig.1: Moisés e o seu bastão/serpente, Marc Chagall
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