Vayakhel – Pekudei
A última Parsha do livro de
Shemot, tem o nome de Pekudei. O seu verso de abertura começa com uma
enumeração dos materiais utilizados na construção do Mishcan, o Tabernáculo.
"Estes são os números do
Tabernáculo, o Tabernáculo do Testemunho, que foram contados por ordem de
Moisés." (Shemot 38:21)
A repetição no verso da palavra
"Tabernáculo", com esta palavra a aparecer por duas vezes em sucessão
imediata, chama a atenção de muitos dos comentaristas da Torá.
O Midrash diz-nos que a palavra "Tabernáculo",
tem a mesma estrutura da palavra "Mashcon", a palavra hebraica para
um objeto dado como garantia financeira.
Na lei judaica, um "Mashcon" é oferecido como
garantia em contratos de empréstimo. Se a obrigação de empréstimo ficar por
cumprir, o "Mashcon" pode, posteriormente ser apreendido.
Diz o Midrash, o duplo uso da palavra Tabernáculo aqui é
uma alusão a dois objetos figurativos de “Mashcon" - os dois templos
"Batei Hamikdash" em Jerusalém.
Eles foram concluídos como as iterações
seguintes do Mishcan da nossa Parsha, e ambos foram eventualmente destruídos.
Diz o Midrash, que a sua destruição foi devida em parte às obrigações não
satisfeitas do povo judeu no seu "acordo" com D-us.
O Rebe, numa análise sobre Rashi (que
também cita esta Midrash) questiona a premissa desta associação. O contexto,
diz-nos o Rebe, é muito importante quando se tenta tirar uma lição da Torá.
A nossa Parsha descreve os
acontecimentos que levaram à inauguração do Tabernáculo! Por que é que a Torá
aludiria neste momento a um tempo de destruição?
Explica o Rebe, que o comentário do
Midrash e a associação com a palavra "Mashcon" - garantia, nos ensina
algo muito poderoso.
O Tabernáculo, e depois o "Beit
Hamikdash", foram construídos como testemunho da presença de Deus no nosso
mundo. Embora, destruídos fisicamente, o efeito e a inspiração que eles nos ofereceram
continua a existir.
É por isso, diz o Rebe, que a
analogia com garantia “Mashkon" não se refere à destruição e ao desespero
associado, mas sim à ligação com encorajamento e força.
Assim como um objeto dado como garantia
não é destruído, mas permanece em existência, pronto para ser devolvido no
momento apropriado, assim também, se passa com o Tabernáculo e o Beit
Hamikdash. Eles estão constantemente connosco à espera de nos serem devolvidos.
Shabat
Shalom!
Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com
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