sexta-feira, 6 de março de 2015

Cartas de Lisboa | Ki-Tisa



Ki-Tisa


Milagres desempenham um papel significativo na Torá e cada milagre registado na Torá foi realizado com um propósito e objectivo específico. A nossa tradição diz-nos que D-us não faz milagres desnecessariamente.



Com isto em mente, a parte final da nossa parsha torna-se difícil de entender.


Após Moisés ter descido do Monte Sinai, o verso descreve um incrível fenómeno físico: o rosto de Moisés tinha um brilho sobrenatural "... O seu rosto tornara-se brilhante." (Shemot 34:29)


Qual era o propósito deste fenómeno? Por que razão D-us fez com que isso acontecesse?




Dom Abarvanel, no seu comentário aborda estas questões com uma visão fascinante.


A aparência física de uma pessoa é dependente da nutrição. Mudanças nos hábitos alimentares das pessoas reflectem-se na sua aparência.

O tempo que Moisés passou no Monte Sinai foi um período de grande imersão espiritual. De facto o verso imediatamente anterior a este diz-nos: 


"Por quarenta dias e quarenta noites … não comeu pão e não bebeu água"


Se uma má dieta prejudica o tom da pele, e uma dieta saudável a melhora, o que é que deveríamos esperar que aqui acontecesse?

Diz Dom Abarvanel, é por isso mesmo que D-us decidiu fazer as feições de Moisés brilhar de maneira marcante.




Este é um testemunho do facto de que a única fonte de toda a sustentação e nutrição, é D-us. A existência de Moisés nesse momento foi directamente influenciada pela energia espiritual e pela realidade em que ele estava imerso.






Enquanto este milagre ilustra obviamente o envolvimento e a força de D-us como a fonte de toda a vida, segundo Dom Abarvanel ele tinha também dois objectivos adicionais.

Este aspecto físico notável era o reflexo da estatura espiritual de Moisés que o levou a aumentar a estima e a confiança para com ele de entre o povo Judeu.

Além disso, esta foi uma grande oportunidade para o povo judeu poder ver e apreciar colectivamente o envolvimento de D-us e da Sua energia espiritual no nosso mundo.



Shabat Shalom!
Cortesia do Rabino


Eli Rosenfeld
chabadportugal.com



Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Portal:Judaism/Weekly_Torah_portion/Ki_Tisa#mediaviewer/File:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_079.jpg
Ernest Descals
MOSES-MOISES-BIBLIA-BIBLE-YAHVEH-OVNI-UFO-ANUNNAKI-ART-PAINTER-ERNEST DESCALS
http://en.wikipedia.org/wiki/Portal:Judaism/Weekly_Torah_portion/Ki_Tisa#mediaviewer/File:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_079.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário