sexta-feira, 24 de março de 2017

Cartas de Lisboa | Lições sobre Angariação de Fundos




Vayakhel - Pekudei



A nossa Parashá começa com Moisés a instruir o Povo Judeu sobre os materiais necessários para a construção do Mishkan, o Tabernáculo. No entanto, antes de Moisés começar a listar os itens necessários e ele mais uma vez fala ao Povo Judeu sobre a importância do Shabat. Por que é que a Torá menciona novamente o Shabat, no que parece estar completamente fora do contexto?



O Rabino Isaque Caro, que serviu como Rosh Yeshiva, diretor da Academia de Torah em Lisboa no final do Séc. XV dá-nos a sua perspectiva sobre esta questão. A sua explicação, também serve como uma visão geral sobre doações e angariação de fundos para algo sagrado e especial.



Escreve o Rabino Caro, "Sempre que uma doação é feita, há sempre a necessidade de um prefácio, para mencionar o que é verdadeiramente e em última análise mais importante para nós. A nossa verdadeira fonte de apoio não são as nossas posses, mas sim Avodat Hashem, o nosso relacionamento com D-us ".


 Para uma pessoa abdicar de algo que é seu, parte das suas posses e pertences, é necessário uma razão para tal. Que maior lembrete existe sobre valores e prioridades do que o Shabat? O Shabat é uma vez por semana, um lembrete constante para permitir reconhecer e reorientar as nossas prioridades.

O Shabat inevitavelmente faz-nos perceber que o sucesso e conquistas dos seis dias úteis são as nossas únicas ferramentas e meios de nos ajudar a alcançar os nossos objectivos, mas não são o objectivo em si. Com esta introdução, pedir que as pessoas tenham "coração generoso" para contribuir da sua riqueza material para a construção do Mishkan, torna-se natural e instintivo.



Pintura de Elena Kotliarker


É por isso que o Shabat é mais uma vez mencionado. O Shabat não é apenas o nosso dia de descanso, mas também o dia que nos ajuda a equilibrar a nossa ambição e o nosso comportamento.

Shabat Shalom!
Cortesia do Rabino
 Eli Rosenfeld
chabadportugal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário