Ki-Tisa
Na Parashá desta semana encontramos um versículo que nos
lembra a observância do Shabat, o nosso dia de descanso. "Fala aos filhos
de Israel e diz: 'Guardai os meus Sábados! Porque é um sinal entre Mim e vós.
"(Shemot 31:12)
Muitos dos comentaristas perguntam-se se este verso é mesmo
necessário, já que a Mitsvá do Shabat já foi discutida extensivamente
anteriormente. Porquê uma nova menção deste dia especial?
Dom Abarbanel no seu comentário à Parashá oferece uma
análise profunda do que representa o Shabat e por que é tão importante mencioná-lo
mais uma vez.
O contexto geral desta menção do Shabat
na nossa Parashá, vem a seguir ao mandamento de construir o Mishcan, o
Tabernáculo. Visto a esta luz, a necessidade de reiterar o mandamento do Shabat
torna-se clara. É este projeto que prepara o caminho para o que viria a ser o
Beit Hamikdash, o Santo Templo, o nosso mais sagrado espaço físico.
Enquanto Shabat nos lembra dos seis dias
da criação, o seu método de observância é através do repouso, não através da
acção. É essa tensão, diz Dom Abarbanel que o versículo vem esclarecer.
Geralmente, diz Dom Abarbanel, a
conclusão de todas as ideias é através de sua atualização, quando uma ideia ou
conceito se torna tangível e real. A acção sempre parece ser mais eficaz do que
a falta dela. Poder-se-ia pensar, portanto, que a observância do Shabat, que é
meramente descanso (ausência e contenção), talvez seja menos uma expressão
activa do nosso relacionamento com D-us, do que construir a localização mais
sagrada da Terra.
É por isso, diz Dom Abarbanel, que a
Torá nos lembra que a nossa confiança em D-us, é expressa por vezes através da
criatividade e da acção, e outras vezes fazendo o contrário, não agindo.
Isto é o que a menção do Shabat na nossa
Parsha nos ensina, que D-us quer que a nossa fé e confiança Nele sejam exibidas
mesmo em comportamentos que possam parecer contra-intuitivos. Isso lembra-nos
que a nossa relação e
fé em D-us engloba todos os aspectos da nossa existência. Tanto em tempos de expansão e criatividade como em momentos de introspecção e
contenção.
Shabat Shalom!
Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com
1ª Pintura é de Boris Dubrov
Restantes pinturas são de Alex Levin
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