Vayechi
”Jacob blessing
Ephraim and Manasseh” por Wenceslas Hollar
Na parsha desta semana lemos sobre a formação de duas das
futuras tribos do povo judeu, Menashe e Efraim.
Menashe e Efraim eram, naturalmente, filhos de José, e
apenas netos de Jacó. No entanto, a partir deste ponto em diante eles são
incluídos como líderes por direito próprio, como se fossem os filhos de Jacob.
O que intriga muitos
comentaristas é a sequência da conversação que descreve esta nomeação.
Imediatamente depois de mencionar que Efraim e Menashe
"são meus, como Reuven e Shimon," Jacó continua discutindo sobre a
morte da sua esposa Raquel (a mãe de José) e o seu enterro "a caminho de
Efrat". (Bereshit 42: 5-7)
Rachel's
Tomb, 1931 por Ludwig Blum
Por que é que Jacó interrompe a
sua discussão sobre Efraim e Menashe? Por que traz à baila a história de
Raquel?
No Tzror Hamor, o Rabino Abraão Sabá oferece uma explicação
muito prática; a morte prematura de Raquel impediu-a de ter mais filhos. Por
conseguinte, a adição de Efraim e Menashe, (netos de Raquel) representam Raquel
no destino da família como se fossem seus próprios filhos.
Dom Isaac Abravanel, no seu comentário, encontra uma outra
dica para essa conexão entre a morte de Raquel e a ascensão dos filhos de José.
Na narrativa de Jacó, a localização "Efrat" é mencionada duas vezes.
Isto - diz Dom Abravanel, alude a Efraim, cujo nome é semelhante à palavra
Efrat.
Jacob está efectivamente a dizer-nos que a inclusão de
Efraim como líder, está ligada á morte de Raquel e o seu posterior enterro em
Efrat. Menashe, filho mais velho de José teria sido o representante natural da
tribo de José e portanto a sua presença não é literalmente falando, uma adição.
O Rebe Lubavitcher discorre sobre esta ideia, explicando
que, em última análise, é no mérito de Raquel que Efraim e Menashe se tornaram
"Shevatim", líderes do povo judeu.
Quando o povo judeu era levado para o exílio, no caminho e
longe de suas casas, eles rezaram no lugar de descanso de Raquel – a sua
matriarca.
Raquel, foi enterrada sozinha em Bet-Lechem, longe de
Hebron e da caverna de Machpela, "no caminho para Efrat", e foi uma das
razões que levaram à escolha de Efraim e Menashe.
Com efeito, Jacó não interrompe este episódio de todo em
todo; ele está apenas a dar-nos a informação no cerne desta questão; que Efraim
e Menashe foram nomeados, devido à abnegação e sacrifício da sua avó Raquel.
Shabat Shalom!
Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com
Fontes das Imagens:
Rebbe
Lubavitcher por Yitzchak Molly
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