Beshalach
A história da
existência do povo judeu no deserto começa na parsha desta semana.
O que alimentou a sua sobrevivência no dia-a-dia e os
sustentou durante este tempo foi o milagroso maná. O maná é-nos apresentado com estas palavras de D-us para
Moisés;
"Vou chover para vocês, - lechem min hashamaim - pão vindo do
céu." (Shemot 16: 4)
Dom Abarbanel, no seu comentário a esta parsha, centra-se
nesta descrição. Chuva e neve também caiem e têm a sua origem no céu, mas nós
não descreve-mos a chuva, como “chuva do céu”, porque a chuva, é apenas chuva.
A explicação para esta situação, segundo Dom Abarbanel,
encontra-se no objetivo do maná. Por que é que D-us considerou necessário ter
esta ocorrência de forma milagrosa?
Não teria sido possível D-us ter orquestrado um método mais
convencional de alimentar uma nação com fome?
A descrição do céu que se junta ao maná, não é apenas uma
indicação da sua fonte nos céus; o título de "pão do céu" é também
uma referência ao seu impacto e efeito sobre as pessoas nesta terra, os
beneficiários do maná.
Grãos e cereais comuns podem ser vendidos, acumulados, ou
armazenados. Podem gerar riqueza para aqueles que planeiam com sabedoria, mesmo
garantindo benefícios para as gerações futuras.
Esta possibilidade leva as pessoas a trabalharem duro e a
desenhar estratégias, cuja ausência pode causar a pobreza ou angústia.
Na altura em que o povo judeu se tornava uma nação, e se
preparava para receber a Torá, D-us queria as suas mentes e energias focadas noutro
lugar que não o mundano.
O maná não poderia ser armazenado, vendido ou trocado por
outros bens e assim não criava desejos. Era simples e eficiente, sustentava as
pessoas, mantendo-as vivas. Vivas e livres, para dedicar as suas mentes,
espírito e energia, à Torá e aos seus ensinamentos.
É por isso, diz Dom Abarbanel, que o maná era
verdadeiramente "pão do céu", permitindo que o povo fosse liberto de
distrações, e concentrasse os seus corações e mentes para o céu.
Ainda hoje, quando temos de trabalhar no duro, para a
produção de "pão", pão que vem da terra, com todas as suas
implicações, é preciso lembrar que tudo o que temos vem, em última análise, do
"céu".
Shabat
Shalom!
*Today is
the 10th day of the Jewish month of Shevat "Yud Shevat" is the
anniversary of passing (yahrtzeit) of the sixth Lubavitcher Rebbe, Rabbi Yosef
Yitzchak Schneersohn (1880–1950), of righteous memory.
*It is
also the day when, in 1951, the seventh Rebbe, Rabbi Menachem Mendel
Schneerson(1902–1994), of righteous memory, formally accepted the leadership of
Chabad.
Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com
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