terça-feira, 28 de maio de 2013

As Forças de Defesa de Israel



Militares da infantaria israelita em marcha


As Forças de Defesa de Israel  (em hebraico: צבא ההגנה לישראל), são as forças militares de Israel, que englobam suas forças terrestres, bem como a sua marinha e aeronáutica, e foram formadas durante a independência do país.


Em 14 de Fevereiro de 2011 foi nomeado como novo comandante do exército israelita o major-general Benny Gantz, que substituiu Gaby Ashkenazy depois de este último ter comandado o exército durante sete anos foi promovido a tenente-general.


A bandeira de Israel, símbolo da vitória das FDI na guerra 
árabe-israelita em 1948.


No período entre 1948 e 1949, quando Israel enfrentou os exércitos dos países árabes, que não aceitavam o estabelecimento do Estado Judeu, as antigas facções armadas dos sionistas foram reunidas e aparelhadas com armas e munição fabricadas ilegalmente e também doadas por outros países, em especial a Checoslováquia.

Mesmo em outras regiões do mundo, todos os cidadãos israelitas judeus maiores de 18 anos são aplicáveis às Forças de Defesa.
Devido a seu treino rigorosíssimo, as FDI situam-se hoje entre as mais bem reputadas forças de combate do mundo, tendo atuado em cinco grandes conflitos desde a sua criação, como também executado diversas operações "cirúrgicas".


Cerimónia de recepção aos soldados israelitas

Todos os cidadãos israelitas física e mentalmente aptos devem apresentar-se aos 18 anos de idade. Não apenas judeus, mas também druzos, circassianos e beduínos.

Os cidadãos do sexo masculino servem por um período de três anos. Terminado o serviço obrigatório, cada um é indicado para uma unidade de reserva, na qual servirá por um período que varia entre 30 e 60 dias por ano e que pode ser prorrogado por mais tempo, dependendo da necessidade. Já é parte do cotidiano nacional o "rodízio" entre os cidadãos fardados e os que não estão servindo. Se desejar, o soldado pode seguir a carreira militar, alistando-se para servir na ativa ou entrando para cursos de preparação de oficiais. Soldados e oficiais de carreira aposentam-se após 20 anos de serviço.

Não se preocupe comigo mãe!


As FDI permitem a continuidade dos estudos bíblicos de soldados que seguem a religião, enquanto cumprem com o serviço militar obrigatório, e também se responsabiliza pela assimilação de imigrantes de diversas origens e idiomas que também são aptos a vestir a farda, aos quais são oferecidos cursos rápidos de hebraico e inglês para operar com as máquinas.


Mulheres israelitas durante um exercício militar no sul do país


Também as mulheres prestam o serviço militar obrigatório em Israel. A exemplo do que ocorre com os homens, as mulheres aptas são recrutadas aos 18 anos de idade, e servem por um período inicial de dois anos. Após o cumprimento desse serviço, as mulheres servem na reserva uma vez por ano, até os 24 anos de idade (enquanto seus pares masculinos servirão até os 40 anos de idade).


Judeus ultra-ortodoxos


Os judeus ultra-ortodoxos estão isentos do serviço militar, a não ser que exerçam funções religiosas junto aos militares, como ministrar orações, ou exercendo programas que combinam estudos religiosos e serviço militar, em hebraico, Hesder.


A combinação da Torah com o serviço militar



Fontes:


2 comentários:

  1. Gostei muito. És uma senhora bloguista :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada querido amigo! Amigo é como família, têm sempre uma palavra de encorajamento! :)

    ResponderEliminar