As origens da presença de judeus na
Península Ibérica são francamente incertas. As próprias elites hebraicas que se ocuparam de
elaborar várias mitologias genealógicas sobre este povo e acabaram por se afastar da crucificação de Jesus, como o estigma que os
acompanhou durante toda a Idade Média
na Europa.
No início da Idade Média, a população
judaica da Espanha alegou descendência
daqueles que chegaram à Península Ibérica antes da destruição do
Segundo Templo, em 70 d.e.c. Aqueles que tinham essa opinião alegavam que os judeus chegaram pela primeira vez antes da destruição do templo
pelo rei babilónico Nabucodonosor em 583 a.e.c.
Outros que afirmavam que descendiam de estripes judaicas e que
vieram para a Espanha no tempo
do rei Salomão, com quem até então
eram seus aliados, os fenícios.
Os judeus e o reino hispano-visigótico
Quando os visigodos se estabeleceram definitivamente em Espanha,
as principais comunidades judaicas
foram localizadas em Tarragona,
Tortosa, Sagunto, Elche, Córdoba e Mérida. A comunidade judaica de Toledo iria crescer em importância e aumentando de tamanho, uma vez que a cidade
se tornou a capital do reino visigótico,
a meio do século VI.
A convivência corria sem grandes sobressaltos até à celebração
do III concílio de Toledo, em 589, onde os judeus começam
a ser vistos como uma ameaça à
unidade religiosa do reino,
como seria nove séculos mais tarde.
É a partir de agora, que se iriam desencadear
as leis anti-semitas, directamente inspiradas
pelo Conselho ou radicalizadas.
A comunidade judaica e Al-Andalus
Não é de excluir que os anos de políticas anti-judaicas continuam a levar as comunidades
judaicas a apoiar directamente os
invasores muçulmanos oriundos do norte da África no ano 711. Historiadores ocidentais e muçulmanos têm destacado esta colaboração e consideram-na suficientemente provada.
O que se tentou assegurar neste consenso,
foram precisamente os maiores centros
populacionais da confissão judaica que se mostraram como os colaboradores mais
activos. O esforço transgressor não foi em vão, as
comunidades gozaram de alguma protecção das primeiras
autoridades muçulmanas e como
resultado, viram a sua
participação crescer assim como a
sua posição social e económica e mesmo aqueles que foram
convertidos à força ao cristianismo, puderam retornar ao Judaísmo. No entanto, nunca existiu uma total liberdade uma vez que seriam sempre
considerados súbditos de segunda categoria até que se
convertessem ao Islão. A partir do ano 716, com o estabelecimento do Califado Omíada, alguns judeus,
começaram então a trabalhar de perto com as autoridades andaluzas. A estrela dos judeus começou
a desaparecer quando eles começaram
a estar directamente envolvidos nas guerras civis dos
reinos de Taifa que sangraram Al-Andalus
a partir do ano 1031.
A presença de comunidades judaicas
nos reinos cristãos do norte peninsular
que iniciaram a reconquista das terras muçulmanas de Al-Andalus, é praticamente esquecida nas fontes que
são conservadas entre os séculos VIII
e IX. Só na marca hispânica se
encontram mais testemunhos, talvez porque era um território que fazia parte do Império Carolíngio e a concessão política
de coesão social, permitiu
um aumento nos testemunhos escritos
que falam da importância da comunidade
judaica situada em Montjuic. São igualmente, pouco conhecidos outros testemunhos
escritos semelhantes e o que se deduz através dos mesmos, as
comunidades judaicas foram totalmente
engajados nos vários reinos cristãos
e o seu quadro legal foi definido em concreto, no caso de Barcelona, por
exemplo, que assinalavam os
privilégios estabelecidos pelos condes de Barcelona e Usatges.
Entre a aceitação e a desconfiança
Entre os séculos XII e XIII,
os judeus foram aceites e bem recebidos, devido à
necessidade de repovoar os territórios
conquistados aos muçulmanos. Salvo alguns problemas
isolados e muito locais, com a expansão militar
e política do cristianismo, a convivência com outras religiões foi facilitada nestes territórios. Alguns cronistas da época, como Ramon Llull, testemunham
isso mesmo. No entanto, o fundo anti
judeu carrega com eles numerosas
fontes cristãs ainda em vigor,
alimentando um sentimento latente de
rejeição que cresce a partir do século XIII.
Podemos assumir que os judeus
nunca foram totalmente integrados,
apesar de amplamente tolerados. As graves dificuldades económicas seriam o gatilho para uma
explosão anti-judaica em acção convergente dos estratos populares e das elites dominantes.
E com esta perseguição, todos ganhavam: primeiro encontravam um
bode expiatório e diziam que os judeus
eram responsáveis pelas suas dificuldades, usando argumentos
religiosos, enquanto o utilitário poderoso observava a diabolização dos judeus como um recurso para
desviar a atenção da ira da população
de seu próprio povo.
A política de aceitação e protecção que
os judeus da Península Ibérica tinham desfrutado, sob
a liderança de D. Pedro I, foi destruída
pela guerra civil travada pelo monarca contra Henrique II e os nobres rebeldes
que o apoiaram. A propaganda anti-judaica,
que vinha crescendo ao longo do século
XIII e primeira metade do XIV, mostrava agora os seus efeitos em toda a sua crueza. A
propaganda do filho bastardo de
Henrique II-Peter nunca foi um segredo,
e, após a vitória dos rebeldes, os Tribunais e as classes populares lançaram-se em conjunto
contra os judeus.
De 1366-1369, a comunidade judaica experimentou seus piores anos, em que, as confiscações foram apensadas por sanções
económicas, pilhagem de comunidades
judaicas e a morte de seus
habitantes, aproveitando-se da confusão
semeada pela guerra civil. (…)
(Autor do texto deste artigo e colaborador de
ARTEGUIAS:
José Joaquín Pi Yagüe )
José Joaquín Pi Yagüe )
Fontes:
Ver restante
artigo em: http://www.arteguias.com/sefarad.htm
https://www.youtube.com/watch?v=K6nhPr9SEmU
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