domingo, 19 de fevereiro de 2023

Vestígios de uma sinagoga medieval em Espanha

 


Encontrados restos de uma sinagoga medieval em Espanha

 

'Esta é uma oportunidade para redescobrirmos a nossa história', diz autarca da cidade andaluza onde foi descoberta a sinagoga, utilizada há cerca de 530 anos.





     Num prédio abandonado no centro histórico em Andaluzia, na cidade Utrera, arqueólogos confirmaram a descoberta de restos de uma sinagoga na qual judeus espanhóis rezavam há cerca de 530 anos.

 

     Os arqueólogos anunciaram que conseguiram provar que a construção no sudoeste da Espanha, que tem origem no século 14, serviu como sinagoga na qual a comunidade judaica local rezava até a expulsão espanhola em 1492.

 

     "Os componentes importantes de uma sinagoga, como o arco da entrada e os restos dos bancos, confirmam que era um local de oração", explicou o arqueólogo Miguel Angel De Dios numa entrevista coletiva. Ele disse ainda, que sua equipa examinou as paredes e pisos do prédio abandonado durante vários anos.



Homem a trabalhar próximo ao arco de um prédio onde arqueólogos confirmaram a existência de uma sinagoga do século XIV na cidade de Utrera, a sul de Espanha.

Crédito: Santi Donaire / AP


     Esperamos ainda encontrar vestígios adicionais desta sinagoga, incluindo a plataforma da bima, a seção feminina, um mikveh (banho ritual) e talvez até uma menorá. Ao mesmo tempo, os arqueólogos procurarão edifícios judaicos adicionais que possam ter sido construídos perto da sinagoga, como era comum nas comunidades judaicas. O prefeito de Utrera, José Maria Villalobus, acrescentou: "Agora temos certezas, cientificamente falando, de que esta é uma sinagoga medieval". Ele observou que, embora o local tenha sido preservado apenas parcialmente, esse é um achado raro e excepcional; poucas sinagogas da Espanha medieval sobreviveram.

 

     As mais importantes delas foram encontradas em Toledo, Córdoba e Segóvia. A descoberta de uma sinagoga na cidade de Utrera contribui ainda mais para a preservação do patrimônio dos judeus sefarditas, expulsos de Espanha em 1492.

 

     A única evidência da existência da sinagoga foi escrita em 1604 pelo padre e historiador Rodrigo Caro, que escreveu que o hospital ali existente foi construído sobre as ruínas de uma casa de oração judaica. No século XVI, a sinagoga foi convertida em igreja, e todos os sinais externos do que antes abrigava foram apagados.



Os restos da sinagoga no prédio abandonado em Utrera, com uma grafite numa das paredes.

Crédito: CRISTINA QUICLER / AFP



Mapa da localização das ruínas da Sinagoga Medieval


     O prefeito atribuiu a preservação do prédio depois de centenas de anos ao fato da estrutura ter servido para muitos usos. Depois de se tornar um hospital e uma igreja, abrigou ainda um orfanato, um restaurante e um bar até ser abandonado. Ficou deserta durante duas décadas, até ser adquirida pela autarquia em 2018.

     "Esta é uma oportunidade para redescobrirmos a nossa história", disse Villalobus. O mesmo menciona o enorme potencial para novas pesquisas e turismo. No futuro, o edifício estará aberto ao público e os arqueólogos continuarão a trabalhar nele.



Ruínas da sinagoga medieval em Utrera.

Crédito: Cidade de Utrera


     Também na cidade Ubeda, a sul Espanha e antes das obras de construção em 2007, uma outra sinagoga foi descoberta. O trabalho de desenvolvimento no local que antes abrigava um salão de cabeleireiro e estava programado para se tornar um hotel e seu respetivo estacionamento, pôs a nu os restos de uma sinagoga medieval, incluindo um mikveh e uma seção feminina. O trabalho de construção foi interrompido e a escavação e preservação começaram. Em 2010, esta sinagoga foi aberta ao público como museu, hoje chama-se “Sinagoga del Agua (a Sinagoga da Água) ”, devido ao mikveh lá descoberto.









     Em 2003, durante a construção de um hotel, outra sinagoga foi descoberta na cidade de Lorca, no sudoeste da Espanha. Dentro de uma fortaleza medieval havia restos de uma bima e uma arca da Torá. Em 2017, restos de uma bima, pinturas murais de uma menorá e inscrições em hebraico foram encontrados em uma igreja na cidade de Hijar, em Aragão. O local foi então declarado patrimônio nacional e preservado de acordo. No ano passado, a União Europeia concedeu meio milhão de euros para a preservação da judiaria da cidade, incluindo a sinagoga.

 

     Há cinco anos, a Fundação para a Herança Judaica e o Centro de Arte Judaica da Universidade Hebraica lançaram um banco de dados de sinagogas históricas da Europa. Ele indica que das 17.000 sinagogas anteriores à Segunda Guerra Mundial, 3.318 edifícios permanecem, a maioria deles abandonados e abandonados ou servindo como igrejas, lojas, restaurantes, teatros e outros usos.




Fontes:

https://www.haaretz.com/archaeology/2023-02-09/ty-article-magazine/remains-of-medieval-pre-expulsion-synagogue-found-in-spain/00000186-31b5-dd52-ada6-fdff9e710000

https://www.tripadvisor.pt/Attraction_Review-g580278-d3236563-Reviews-Sinagoga_del_Agua-Ubeda_Province_of_Jaen_Andalucia.html


Sem comentários:

Enviar um comentário