sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Cartas de Lisboa | Vayeira







     O nascimento milagroso de Isaque é descrito na Parashá desta semana. Sara que está muito além dos seus anos de vida fértil, dá à luz uma criança saudável, que continuará o legado de seus pais.







Em comemoração deste importante evento, lemos na Torá, que Abraão 
"fez uma grande festa" (Bereshit 21: 8)


     Os comentaristas têm diferentes opiniões sobre quando exactamente ocorreu esta festa. Alguns entendem esta festa como fazendo parte da celebração da Mitzvá de Brit Mila (circuncisão) e vêem isto como precursor da maneira como tal evento é celebrado tradicionalmente.


     No entanto, a leitura do verso, parece indicar algo inteiramente diferente. O versículo descreve muito claramente, como esta festa aconteceu "no dia em que Isaque foi desmamado".





Por que é que Abraão escolheu este momento em particular para 
comemorar publicamente?


      Explica Dom Abarbanel, que esta celebração estava directamente ligada a outro milagre especial, um milagre que D-us não tinha sequer mencionado a Abraão.


     O fato de que Sara em sua idade avançada tinha dado à luz, era sem dúvida milagroso, mas havia um outro milagre especial. Não só Sara deu à luz Isaque, como foi capaz de o amamentar e dele cuidar, com a saúde e a força necessária para cuidar de um bebé tão jovem.


       O nascimento de Isaque fora realmente milagroso e muito público. No entanto, houve um outro milagre pelo qual Abraão e Sara ficaram muito gratos: o de terem a força e a capacidade de criar este seu filho.



Receber este presente inesperado e especial foi a razão para esta celebração, e constitui uma lição importante para todos nós.

Que todos nós aprendamos com Abraão e Sara a reconhecer e a ser gratos por tudo o que D-us nos dá.



Shabbat Shalom!
Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com



1ª Pintura - http://themaskery.com/art/paintings/
2ª Pintura - When Abraham was 100 years old, Sarah gave birth to a son. (1984 illustration by Jim Padgett, courtesy of Distant Shores Media/Sweet Publishing)
3ª Pintura - Ahuva Klein - The Great Feast

Sem comentários:

Enviar um comentário