quarta-feira, 2 de maio de 2012

Rabi Isaac Al-Fasi





Isaac ben Jacob Alfasi ha-Cohen (1013 - 1103) (em hebraico: ר 'יצחק אלפסי) - também conhecido como o Alfasi ou pelo seu hebraico sigla Rif ( R ABBI eu SAAC al- F asi), foi um talmudista e posek (decisivo em matéria de Halachá - lei judaica). Ele é mais conhecido por seu trabalho de halachá, o código legal Sefer Ha-Halachot, considerada a primeira obra fundamental na literatura halakhic. Ele nasceu na cidade argelina de Al Beni Hammad Qal'a, mas passou a maior parte de sua carreira em Fes, e por isso é conhecido como "Alfasi" ("de Fez", em árabe).





Hoje, dia 10 de Iyar, assinala 909 anos do dia do seu falecimento.


Alfasi nasceu em Al Beni Hammad de Qal'a, a capital dos Hammadid, governantes da região central do Magrebe. Ele estudou em Kairouan, Tunísia sob Rabeinu de Nissim ben Jacob, e Chananel ben Chushiel, as autoridades reconhecidas rabínicas da época. Rabeinu Chananel Alfasi treinado para deduzir e esclarecer a Halachá a partir de fontes talmúdicas, e Alfasi então concebeu a ideia de compilar um trabalho abrangente, que iria apresentar todas as conclusões práticas da Gemara de forma clara e definitiva. Para atingir este objetivo, ele trabalhou por dez anos consecutivos no sótão de seu pai-de-lei.

Em 1045 mudou-se para Alfasi, Fes com sua esposa e dois filhos. A comunidade judaica de Fes "comprometeu-se a apoiá-lo e à sua família para que ele pudesse trabalhar em seu Sefer Ha-Halachot. Foi fundada uma yeshiva em sua honra, e muitos estudantes por todo Marrocos chegou a estudar sob sua orientação. O mais famoso dos seus muitos alunos é o Rabino Judah Halevi, autor do Kuzari, ele também ensinou o rabino Joseph ibn Migash (o Migash Ri), que por sua vez foi um professor de Rabi Maimon, pai e mestre de Maimonides (Rambam).

Alfasi permaneceu em Fes por 40 anos, período em que ele completou sua Sefer Ha-Halachot. Rif deixou Fes e foi para Espanha, tornando-se chefe de uma yeshiva em Lucena em 1089.

De certa forma, Alfasi trouxe o período geonic, último da Babilônia geonim, Rav Hai Gaon, morreu quando Alfasi tinha 25 anos; Alfasi foi chamado Gaon por várias autoridades haláchicas. Seu "magnânimo caráter "é ilustrado por dois incidentes. Quando Alfasi era ele mesmo no momento da morte, ele recomendou como seu sucessor no rabinato Lucena, não seu próprio filho, mas seu aluno Rabi Joseph ibn Migash.

Sefer ha-Halachot (ספר ההלכות, também referido como "o Hilchot do Rif ") extrai todas as decisões legais pertinentes dos três talmúdicos, Moed e Nashim e Neziin bem como os tratados de Berachot e Chulin - 24 tratados ao todo. Alfasi transcreveu conclusões haláchicas do Talmude na íntegra, sem as deliberações em torno do mesmo (...). Maimonides escreveu que o trabalho de Alfasi "superou todos os códigos, pois contém todas as decisões e as leis que precisamos no nosso dia ... ".

Sefer ha-Halachot desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da Halachá. Em primeiro lugar, "o Rif" conseguiu produzir um Digest, que se tornou o objeto de estudo aprofundado, e levou, por sua vez aos grandes Códigos de Maimonides e do rabino Joseph Karo. Em segundo lugar, serviu como um dos "três pilares da Halachá", como uma autoridade que sustenta tanto a Turim Arba'ah como Shulkhan Arukh. Rabino Nissim de Gerona (a RAN) compilou um comentário detalhado e explícito desse trabalho; Em yeshivot "do Rif e da RAN" são regularmente estudadas como parte da programação diária talmúdica.

Este trabalho foi publicado antes dos tempos de Rashi assim como outros comentários, e resultou em uma profunda mudança nas práticas de estudo do público judeu académico na medida em que abriu o mundo da gemara ao público em geral. Rapidamente se tornou conhecido como o Katan Talmud ("Little Talmud"). No final da Idade Média, quando o Talmud foi proibido na Itália, o código Alfasi foi dispensado pelo que a partir do sec. XVI ao século XIX, seu trabalho foi o tema principal de estudo da comunidade judaica italiana. Alfasi também ocupa um lugar importante no desenvolvimento do método de estudo sefardita do Talmud. Em contraste com a abordagem Ashkenazi, para os sefarditas, procurou simplificar o Talmud e libertá-la de casuistical detalhe; ver, por exemplo Chananel Ben Chushiel.



Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Isaac_Alfasi

Sem comentários:

Enviar um comentário