segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mensagem de Shavuot (Parte II)


 Lubavitcher Rebe


Caro amigo,


Seguindo-se a Pêssach - a festa de nossa libertação, vem Shavuot - a festa do recebimento da Torá. Os dias da Sefirá (contagem do ômer), que começam imediatamente após o primeiro dia de Pêssach e findam na véspera de Shavuot, ligam estes dois festivais.








Várias lições significativas podem ser aprendidas, entre as quais chamarei a atenção apenas para uma:

Nossos Sábios nos contam que, quando Moshê estava prestes a liderar os filhos de Israel para fora do Egito, contou-lhes da promessa de D'us em entregar a Torá logo após seu povo amado ser libertado da escravidão. Imediatamente lhe perguntaram quando aconteceria esse dia feliz e Moshê respondeu que seria após cinquenta dias.

Os filhos de Israel iniciaram então a contagem desses dias: "Passou um dia, passaram-se dois, três..." e assim por diante, aguardando ansiosamente o qüinquagésimo dia. Entenderam que não poderia haver uma verdadeira autonomia - liberdade de qualquer tipo de opressão externa e a libertação de suas próprias tendências malévolas - a não ser através das leis de justiça e probidade, que somente o Criador de toda a humanidade, poderia fazer, pois somente Ele sabe o que é bom para todos.
Não surpreende portanto, que estivessem tão ávidos por receber a Divina Torá, contendo todas aquelas leis extraordinárias para orientá-los, e a todo o mundo.
Lembremo-nos também de que não poderemos ser verdadeiramente livres, nem dignos de tal liberdade, se não assumirmos a observância e cumprimento de tudo o que D'us nos ordenou em Sua sagrada Torá.

Como nossos ancestrais no Monte Sinai, também nós devemos proclamar: "Naassê Venishmá" - "Nós faremos e (então) compreenderemos"; e somente então teremos uma liberdade duradoura.
Sem dúvida foi a determinação de nossos antepassados, enquanto ainda no Egito, em aceitar a Torá que os fez merecedores de sua liberdade. Da mesma forma, nosso retorno à Torá e à sua observância, enquanto aguardamos a Redenção, apressará a vinda do Mashiach e nos tornará merecedores da verdadeira e plena Redenção, ainda em nossos dias.


Desejando a todos vocês um Feliz Shavuot!

Sem comentários:

Enviar um comentário