quinta-feira, 31 de maio de 2012

Esther Ofarim






Esther Ofarim ( hebraico:אסתר עופרים ) (nascida em 13 de Junho de 1941) é uma cantora israelita.




Esther Zaied nasceu em Safed de uma família judia oriunda da Síria. Em 1959, ela conheceu Abi Ofarim, um guitarrista e dançarino, com quem se casou mais tarde. Esther começou a sua carreira ainda criança e actuava em espectáculos internacionais, cantando canções folclóricas em hebraico.

Em 1960, Esther conseguiu um pequeno papel no filme Exodus. Em 1961 ela ganhou o Festival da Canção em Tel Aviv, com a música "Saëni Imchá" (Dance with Me) e "Naamah".

Dois anos depois, fica em segundo lugar no Festival Eurovisão da Canção com "vas T'en pas", representando a Suíça.

A partir de então, seu duo com Abi Ofarim decolou. Em 1966 eles tinham seu primeiro hit na Alemanha com "Noch einen Tanz". Seu maior sucesso na Alemanha foi "Morning of My Life" em 1967, que foi escrito pelos Bee Gees. Em 1968, " Cinderela Rockefella"atingiu os top’s em vários países, incluindo o Reino Unido. O casal fez muitos concertos ao vivo em Nova Iorque e Londres, e em 1969 fizeram uma turnê ao redor do mundo.

O casal divorciou-se na Alemanha em 1970.

Esther começou sua carreira solo com vários álbuns e concertos. Em 1984 ela interpretou na peça de Joshua Sobol "Gueto", produzido por Peter Zadek, em Berlim (Alemanha), onde cantou algumas músicas, incluindo "Frühling" e "Deinen Unter Weissen Sternen". As suas canções foram destaque em 2004 no filme israelita,Caminhada na água.





Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário