terça-feira, 8 de maio de 2012

Arqueologia judaica





SINAGOGA NA TURQUIA


Nas ruínas de Andriake, no porto antigo da cidade de Myra ao longo da costa Lícia da Turquia, arqueólogos descobriram recentemente uma sinagoga. Datada por um arqueólogo no século V,  d.e.c, a sinagoga está localizada a menos de meia milha do porto da cidade e, provavelmente servia as necessidades de comerciantes judeus envolvidos no porto. Outras das antigas sinagogas da Ásia Menor que foram encontradas, estão em Sardis e Priene Oeste da Turquia.



A sinagoga recém-descoberta em Myra inclui dois quartos, o maior dos quais foi suportado por duas colunas e serviu como o principal salão da congregação. Tinha afixadas várias placas de mármore nas paredes da sinagoga, incluindo e bem-preservado uma menorá esculpida de sete braços montados sobre uma base baixa, encontraram ainda, uma lulav, um etrog (fruta limão-like), ambos estão associados com a Festa de Sucot e  um shofar (chifre de carneiro).
Sob os ramos da menorah, em ambos os lados, são linhas em círculo. Segundo alguns estudiosos, estes representam  rolos da Torá. Em ambas as sinagogas antigas na Ásia Menor, placas muito semelhantes foram encontradas.
Na margem superior da sinagoga Myra foi encontrada uma placa com inscrições gregas com os nomes dos homens e mulheres que encomendaram a peça. Apesar de serem judeus, seus nomes não são: Macedonius, Procles, Romanus, Iusua e Roma, o que reflecte o grau em que essa comunidade judaica foi helenizada.
Foram ainda encontradas três inscrições esculpidas nas paredes da sinagoga. Numa  linguagem similar a outras inscrições com dedicatórias a judeus, duas das inscrições tinham escrito: "a paz esteja com Israel" em grego. E todas elas terminavam com as palavras "Shalom" ou "Amém".

SINAGOGA PRIENE

Depois de mais de um século nas sombras arqueológicas, a sinagoga Priene, na costa ocidental da Turquia recebe finalmente a atenção que merece, graças ao apoio financeiro da BAR e seus leitores.
Uma das três únicas sinagogas e suas relíquias, encontradas na Ásia Menor, foi escavada no final do século XIX, pelos estudiosos alemães, mas foi identificada como uma "igreja doméstica". Só quando o arqueólogo e pioneiro israelita EL Sukenik estudou os relatórios publicados e três décadas depois é iniciada a escavação, é que  a estrutura foi correctamente identificada como uma sinagoga. Escavações adicionais, no entanto, nunca foram realizadas.
Agora BAR e seus leitores têm permitido aos arqueólogos retornar à sinagoga para aprender mais sobre a história do edifício e da comunidade judaica em Priene. Liderados por Nadin Burkhardt, da Universidade de Frankfurt am Main e Mark Wilson do Menor Research Asia Center, em Izmir, Turquia, escavações realizadas desde Agosto de 2009 identificaram as fases principais da sinagoga, bem como grafite e placas decoradas com menorás que uma vez que o santuário era adornado. Além disso, os restos da sinagoga foram desmantelados e mais de um século de crescimento excessivo e solo acumulado, permitiram à equipa medir cuidadosamente e mapear todas as principais características do edifício, incluindo a entrada do piso da sinagoga, o Haron codesh na parede leste e os bancos ao redor do salão da congregação.
Sinagoga Hamam

Um intrincado tapete de mosaico adornam o chão da sinagoga Hamam, mas apenas alguns fragmentos sobreviveram. Um Zodíaco circular pode ter sido destaque no centro do piso.
Os corredores do leste, norte e oeste da sinagoga Hamam foram decorados com dez ou doze painéis em mosaico, apenas três dos quais têm alguns segmentos preservados. Estes três painéis, no entanto, contêm narrativas através de pinturas elaboradas, provavelmente retratando episódios da Bíblia. Poucas sinagogas antigas foram descobertas com mosaicos de famosas histórias bíblicas, tais como a ligação de Isaac na sinagoga Beth Alpha e David tocando sua harpa na sinagoga de Gaza, mas os mosaicos Hamam são únicos, tanto em termos de sua complexidade como dos episódios individuais que retratam. Um painel de mosaico fragmentado no corredor leste retrata um número de artesãos, incluindo carpinteiros, pedreiros e porteiros, labutando em uma imponente estrutura de pedra, monumental. Os trabalhadores sobem andaimes e escadas para alcançar as alturas do edifício, descrito como um grande edifício de vários andares de pedra, bem construído. A cena não pode ser conclusivamente identificada, mas consegue descrever a construção do Templo de Salomão, um tema nunca antes identificado na arte judaica antiga.

Num painel de mosaico igualmente fragmentado do corredor oeste da sinagoga, um guerreiro gigante, que infelizmente só tem suas extremidades inferiores preservadas, possui três inimigos armados, enquanto ele atropela duas pessoas sob os pés. Outro guerreiro a cavalo é mostrado fugindo do local. Embora Leibner originalmente tenha pensado que esta cena pode envolver o bíblico gigante Golias, o mais provável é representar a história de Sansão a ferir os filisteus com uma queixada de jumento. Esta história foi popular nos dois círculos, rabínicos e cristãos.

Outro painel mais fragmentado mostra ainda a cena do afogamento do exército de Faraó no Mar Vermelho. Arqueólogos da Universidade de Leiden, da Universidade de Berna e da Universidade de Helsinki, descobrem uma pequena aldeia da Galileia a poucos quilómetros da sinagoga Hamam Wadi, que é datada de cerca de um século mais tarde, onde se situa a sinagoga Kur Horvat. Exterior do edifício a oeste do muro, arqueólogos identificaram um pátio de paralelepípedos anexos à sinagoga que estavam cheios de moedas, fragmentos de telha e cerâmica que datam ao ano 400 d.e.c. Também foi encontrado na superfície e ao redor do edifício fragmentos de grandes colunas habilmente trabalhadas, eram peças arquitetónicas que incluíam pilastras com desenhos florais, e milhares de pedras de mosaico (tesselas), provando que mesmo numa pequena cidade como a Galileia, as sinagogas foram bem construídas e bem decoradas.
O Conjunto de todas as descobertas e da sinagoga de Magdala, Hamam Wadi e Kur Horvat forneceram aos arqueólogos novas informações sobre como as comunidades judaicas da Galileia, acrescida de refugiados de Jerusalém, desenvolveu e prosperou nos séculos após a destruição Romana do Templo de Jerusalém.
Sinagoga Magdala

Parece que quase todos os arqueólogos escavam na Galileia oriental nos dias de hoje, eles estão chegando com mais descobertas acerca de sinagogas antigas.
Em 2007, foi descoberta mais uma sinagoga com pisos de mosaico retratando episódios bíblicos muito bem decorados, foi descoberto no sítio de Khirbet Hamam Wadi fora de Tiberíades, apenas no verão passado, arqueólogos europeus cavaram quatro quilómetros de distância, em Horvat Kur e anunciaram que, também, tinham encontrado uma sinagoga, provavelmente datada, pelo menos, um século depois.
A descoberta mais recente e emocionante foi de uma sinagoga em Israel, encontrada em Magdala, supostamente a casa de Maria Madalena. (teria sido esta a sinagoga que ela frequentava). Na margem do Mar da Galileia, a recém-descoberta escavada por arqueólogos sob a supervisão de Israel Antiquities Authority (IAA), é apenas uma das sete descobertas em Israel que estariam em uso durante o primeiro século d.e.c., quando o Templo de Jerusalém ainda estava de pé. Os outros incluem Masada, Herodium e Gamla. Outros exemplos possíveis já foram escavados em Herodian Jericó, Sefer Qiryat e Modi'in.
Magdala era uma vila de pescadores significativa com um importante porto no Mar da Galileia, como revelaram as recentes escavações lideradas pelo Italiano Stefano De Luca (sob a direcção geral do falecido Michele Piccirillo). Hoje, o litoral do Mar da Galileia é muito menor do que nos tempos antigos e as novas escavações revelaram portais de barcos e outros objectos relacionados, que hoje estão longe da costa.
A sinagoga Magdala era ricamente decorada com frescos de painéis coloridos. Mosaicos com desenhos geométricos cobriam o chão. Impressionastes colunas sustentavam o tecto. E um estranho, bloco de pedra de quase 3 metros de comprimento encontrado no centro da sinagoga é elaboradamente esculpido na lateral e na parte superior plana. Entre outros relevos, possui uma das primeiras representações de uma menorah de sete braços.
A sinagoga de Khirbet Hamam Wadi recentemente identificada pelo arqueólogo da Universidade Hebraica Uzi Leibner foi encontrada apenas a um pé abaixo da superfície, Leibner deparou-se com uma parede de pedra da sinagoga bem preservada e ainda de pé. Algumas paredes têm uma altura de mais de 8 pés. Foi um grande edifício rectangular, dividido por três fileiras de colunas em um hall central e três estreitos corredores circundantes. A entrada do edifício era voltada para o sul em direcção a Jerusalém. Todas as paredes da entrada são revestidas com uma duplas fileiras de bancos de pedra baixos. A sinagoga tinha lugar para cerca de 180 pessoas. Construída já no final do terceiro século, foi renovada e menos de um século mais tarde destruída, provavelmente por causa de danos sofridos durante o terremoto de 363 d.e.c. Há apenas algumas décadas após a reforma, o prédio foi destruído, possivelmente por outro terremoto e nunca mais foi reconstruída.

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