A nossa parashá
começa com os momentos finais de tensão antes de José finalmente revelar aos
seus irmãos a sua verdadeira identidade.
Tendo suportado tanta dor e sofrimento é
notável verificar que José vê todo o episódio de forma positiva. Ele está
focado em certificar-se de que os seus irmãos, que o tinham vendido, se
concentravam num futuro positivo em vez de num passado culpado.
E quanto a Benjamin, o irmão
mais novo de José? Quais foram os seus pensamentos sobre todo o episódio?
O texto em si não nos diz, no entanto,
muitos detalhes das histórias da Torá são registados para nós em textos
chamados Midrash. Essas tradições foram transmitidas através das gerações a
História Judaica.
Um desses repositórios de textos
midrashícos, são os escritos de Rabino Abraão Sabá. Usando a extensa biblioteca
que possuía enquanto vivia em Guimarães, partilha connosco muitas belas
anedotas e ideias que só são conhecidas hoje através de suas obras.
O Rabino Sabá fala-nos de uma conversa
particular que teve lugar entre José e Benjamim. Silenciosamente, José tinha
perguntado a Benjamin o que acontecera durante todos estes anos:
"O que é que disseram os
nossos irmãos ao nosso pai Jacó
sobre o meu desaparecimento?"
Benjamin então conta-lhe o episódio do casaco ensanguentado e como os
irmãos o tinham mostrado a Jacó, afirmando que "foi encontrado isto".
"Exactamente
o que aconteceu" diz José. "Uns estranhos raptaram-me, depois um
deles vestiu o meu belo casaco quando de repente um leão o atacou, matando o
homem e ensanguentando o casaco. Os outros sequestradores depois venderam-me
como escravo".
Conclui o Rabino Sabá, que é por isso
que José é conhecido como "Tzadik", o Justo. Nem mesmo perante o seu
irmão mais próximo, Benjamin, ele envergonharia os seus irmãos. O seu foco
estava no futuro, na criação de unidade e coesão.
Shabat Shalom!
Cortesia doRabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com
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