sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Cartas de Lisboa | Vayigash






A nossa parashá começa com os momentos finais de tensão antes de José finalmente revelar aos seus irmãos a sua verdadeira identidade.


Tendo suportado tanta dor e sofrimento é notável verificar que José vê todo o episódio de forma positiva. Ele está focado em certificar-se de que os seus irmãos, que o tinham vendido, se concentravam num futuro positivo em vez de num passado culpado.





E quanto a Benjamin, o irmão mais novo de José? Quais foram os seus pensamentos sobre todo o episódio?






O texto em si não nos diz, no entanto, muitos detalhes das histórias da Torá são registados para nós em textos chamados Midrash. Essas tradições foram transmitidas através das gerações a História Judaica.


Um desses repositórios de textos midrashícos, são os escritos de Rabino Abraão Sabá. Usando a extensa biblioteca que possuía enquanto vivia em Guimarães, partilha connosco muitas belas anedotas e ideias que só são conhecidas hoje através de suas obras.


O Rabino Sabá fala-nos de uma conversa particular que teve lugar entre José e Benjamim. Silenciosamente, José tinha perguntado a Benjamin o que acontecera durante todos estes anos:



"O que é que disseram os nossos irmãos ao nosso pai Jacó 
sobre o meu desaparecimento?"


Benjamin então conta-lhe o episódio do casaco ensanguentado e como os irmãos o tinham mostrado a Jacó, afirmando que "foi encontrado isto".




"Exactamente o que aconteceu" diz José. "Uns estranhos raptaram-me, depois um deles vestiu o meu belo casaco quando de repente um leão o atacou, matando o homem e ensanguentando o casaco. Os outros sequestradores depois venderam-me como escravo".


Conclui o Rabino Sabá, que é por isso que José é conhecido como "Tzadik", o Justo. Nem mesmo perante o seu irmão mais próximo, Benjamin, ele envergonharia os seus irmãos. O seu foco estava no futuro, na criação de unidade e coesão.



Shabat Shalom!
Cortesia doRabino


Eli Rosenfeld
chabadportugal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário