Yitro
F.W. McCleave
- In this 1877 lithograph, Moses is shown receiving the Ten Commandments on
Mount Sinai.
Dez Mandamentos,
Duas Tábuas
Os Dez Mandamentos são lidos na Parsha desta semana. Muitos
dos comentários discutem a sua ordem e estrutura.
O que é particularmente interessante é a sua divisão em
duas tábuas. Qual é a razão pela qual os mandamentos são divididos em duas
tábuas diferentes?
Dom Abarbanel vê a principal distinção entre as duas tábuas
como uma distinção entre dois tipos de mandamentos.
Os mandamentos que regem a relação entre homem e D-us são incluídos
na primeira tábua. "Eu sou o Senhor vosso D-us", e assim por diante.
Enquanto a segunda tábua apresenta as leis e regulamentos relativos a relações
interpessoais. "Não matarás", etc.
É por esta razão, explica, que cada um dos cinco primeiros
mandamentos, contem o nome de D-us várias vezes, mas o nome de D-us não está
contido no segundo grupo de cinco.
O Tzror Hamor, o Rabino Abraão Sabá, compara o
relacionamento entre as duas tábuas com a relação entre o corpo e a alma, onde
os dois se tornam uma unidade inseparável.
Na mesma linha o Rebe, descreve os Dez Mandamentos como um
microcosmo do que é na essência a revelação de Sinai. Uma fusão de ideais
elevados e nobres com realidades terrenas e mundanas.
Enquanto "Não roubar" parece talvez ser
intuitivamente lógico como algo a não fazer, os Dez Mandamentos exortam-nos a
"não roubar", não só porque tal é errado mas também porque não o
fazer é a expressão física de uma profunda verdade espiritual.
Quando considerados deste ponto de vista, a divisão dos Dez
Mandamentos em duas partes fornece-nos um mandato. Para mesclar as realidades
do nosso corpo e da nossa alma, do céu e da terra, uma essência unificada.
Shabat Shalom!
Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com
Sem comentários:
Enviar um comentário