Beha'alotecha
Char Vanderhorst sculpture
A nossa Parsha começa com instruções a Aaron sobre as leis
referentes à iluminação da Menorá. "Fala a Aaron ... Quando acender as
luzes ... as sete lâmpadas lançam a sua luz para o centro ..." (Bamidbar
8: 2)
Após os versos de abertura descreverem o procedimento do
acendimento da Menorá, a Torá continua com os detalhes de como a Menorá foi
feita.
"Este é o método de construção da Menorá"
(Bamidbar 8: 3) após o que a Torá descreve o processo de construção da Menorá,
a partir de um único bloco de ouro forjado até possuir os famosos sete ramos.
O Rabino Abraão Sabá, na sua obra o Tzror Hamor, deixa as
seguintes perguntas:
"O
que está sendo discutido são as leis que dizem respeito ao uso da Menorá, não à
sua construção. Assim sendo por que é que se vai ao detalhe no que respeita à
sua construção?"
"Qual
a importância de incluir aqui os detalhes sobre a construção da Menorá, uma vez
que a Torá já tinha discutido isso longamente no início do Livro de
Shemot?"
O Rabino Sabá explica que, na realidade, a descrição da
criação da Menorá é essencial para o seu uso e a sua função?
A Menorá precisava de ser formada a partir de um bloco
maciço de ouro. Uma Menorá criada a partir de sete ramos separados e
posteriormente fundidos, seria imprópria para uso.
Rafael Abecassis painting
A Menorá, explica ele, representa a unidade - a unidade de
D-us e a unidade do povo judeu.
A iluminação da Menorá simboliza a união da Menorá física
existente neste nosso mundo a qual espelha a Menorá espiritual do reino do
Divino. A Menorá conecta todas as coisas ao seu Criador, e os membros do povo
judeu uns aos outros.
Ao acender a Menorá, Aaron não só estava a acender sete
ramos individuais, mas também a salientar o denominador comum da Menorá, a sua
unidade. O facto de todos os sete ramos serem essencialmente expressões de um
núcleo comum.
Na verdade, diz o Rabino Sabá, podemos ver esta ideia
reflectida na escolha da Torá sobre a palavra que descreve a iluminação da
Menorá. "Beha'alotecha" o nome da nossa Parsha, no contexto quer
dizer ‘para acender’, mas também pode significar ‘levantar-se’ ou ‘para
elevar’.
É por isso que a Torá inclui as informações sobre como a
Menorá era feita, lembrando-nos sobre a sua finalidade.
O objectivo de acender a Menorá, era “levantar-se” e
"elevar" para revelar a sua verdadeira realidade interior, a nossa
conexão com D-us, onde separação se torna unidade.
Shabat Shalom!
Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com
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