sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Cartas de Lisboa | Dar e Receber




Vayeitzei




Caridosos actos de dádiva e de bondade são parte do tecido da vida, da história e da lei judaica. Desde as primeiras histórias dos nossos antepassados que lemos como eles sempre se comprometeram em designar parte de suas posses para um propósito mais elevado.


Na nossa parashá, lemos as palavras de Jacó afirmando a D-us: "De tudo o que Me der, eu darei um dízimo (dez por cento) para Ti". (Bereishit 28:22)


Para além do costume e da obrigação da caridade, também encontramos palavras fortes associadas ao seu mérito. No livro de Mishlei (Provérbios) encontramos as famosas palavras "e a caridade salvará da morte" (Mishlei 10: 2)


Embora a intenção do verso pareça clara, o uso especifico destas palavras requer explicação. Por que é que a caridade salva da morte? A morte de quem?


O Rabino Ya'akov Tzemach, um cabalista nascido no Portugal do século XVI, expõe os elementos místicos e ocultos dessas palavras. "E a caridade salvará da morte" no hebraico é "u'tzedakah tazil mimavet". As primeiras letras destas palavras são, "Vav", "Tav" e "Mem". Quando rearranjado, essas são as próprias letras que compõem a palavra "mavet" - a morte.


Diz o Rabino Tzemach, o verso realmente fala não de uma, mas duas mortes que estão sendo evitadas.


Em primeiro lugar, a vida daquele que recebe o ato de caridade. As necessidades da sua vida, estão agora satisfeitas, enquanto que as necessidades e carências inerentes à pobreza (que o Talmude diz serem semelhante à morte) são agora evitadas. Esta vida que é salva está clara e aparente na menção da morte no verso.


No entanto, há realmente outra menção da morte, a que o versículo alude. Esta menção é enigmática e não é claramente enunciada. Refere-se à segunda vida que está sendo salva, a vida do doador.


O sistema de recompensa da Torá é sempre, "midah k'neged midah", uma medida precisa de justiça e de recompensa que se encaixa na acção específica que teve lugar. Assim como o doador claramente salvou a vida dando e ajudando, também a sua vida é salva. É-lhe assegurada a bênção da vida e a bondade que ele próprio tinha dado a outrem.


Shabat Shalom!
Cortesia do Rabino

Eli Rosenfeld
chabadportugal.com




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