Bamidbar –
Shavuot
Michal Meron Painting | Bamidbar
O Livro de Números, o Sefer Bamidbar,
que começa com um censo detalhado do povo Judeu, deixa-nos em última análise,
com um enigma numérico.
Embora os números das diferentes tribos variem muito, há
uma tribo que se destaca, a tribo de Levi.
Ao analisar as contagens finais, parece que a tribo de Levi
tem menos da metade do tamanho da população de qualquer das outras tribos!
"Por que é que a tribo de Levi, que foi escolhida para
responsabilidades e distinções únicas, é tão mais pequena do que o resto da
nação?"
Chagall
Lithograph Signed, The Tribe of Levi, 1964
O Rambam (Nachmánides) liga a disparidade
populacional a um crescimento milagroso que foi vivido durante a escravidão no
Egipto. Com as dificuldades e o sofrimento a piorarem, a população escravizada
milagrosamente aumentou exponencialmente.
Nachmánides
A tribo de Levi no entanto, não foi afectada por essas
ocorrências negativas. A nossa tradição diz-nos que eles não foram
escravizados, o que deixaria então os seus números na população total em estado
de estagnação.
O estudo da Torá tem muitos níveis de interpretação. Porém,
por mais que esta resposta possa parecer satisfatória, Dom Abarbanel não a
aceita como interpretação literal, a nível de "prshat," (a simples e
superficial leitura dos textos.)
A chave para o sentido dos números, escreve ele, está em
ter uma melhor compreensão das pessoas que estão sendo contadas.
Uma das tarefas fundamentais do povo Judeu, era assegurar a
criação da Terra de Israel. Todo o país foi dividido, dado a cada família, para
desenvolver e assegurar o seu crescimento.
À tribo de Levi, por outro lado, não foi dada qualquer
terra, já que o seu trabalho era garantir o desenvolvimento espiritual do povo.
Esta, diz Dom Abarbanel, é a resposta à nossa pergunta.
Os números da tribo de Levi reflectiam perfeitamente a visão
de D-us com eles, na Terra de Israel. A sua posição e responsabilidades podiam
ser cumpridas com os seus números naturais.
O resto da nação, que tinham sido incumbidos de desenvolver
o país para torná-lo materialmente florescente e próspero foram abençoados com
ajuda extra para poder cumprir com a sua responsabilidade.
O que se retira da análise de Dom Abarbanel, (que é na sua
opinião a interpretação mais básica e literal do texto,) é que quando D-us
abençoa uma família com crianças, a bênção é perfeitamente calibrada às
necessidades e sustento futuro dessas crianças.
Uma criança nascida é assim uma criança dada a uma família
com a capacidade e a bênção de D-us para apoiar e sustentar essa criança.
Shabat Shalom!
Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com
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