quarta-feira, 7 de junho de 2017

Momento Musical Dedicado a Miriam!




Uma canção para Miriam, a Profetisa

Miriam HaNeviah



Miriam e as mulheres israelitas celebram o Êxodo do Egipto, Golden Haggadah, fol.15r (detalhe), Catalunha, c. 1300, The British Library



      A iluminura da Golden Haggadah apresenta um grupo de mulheres tocando instrumentos musicais típicos da Idade Média na Península Ibérica. À frente podemos observar Miriam tocando adufe e uma outra mulher percutindo um pandeiro; atrás de Miriam, uma mulher toca castanhetas e outra, pratos de choque; no meio (com o rosto encoberto pelo adufe) encontra-se uma mulher tangendo alaúde e, atrás, do lado direito duas outras dançam.


     A pintura é inspirada numa passagem do Livro do Êxodo (Êx.15:20), que descreve Miriam liderando as mulheres israelitas tocando tambores e dançando, após a milagrosa travessia do Mar Vermelho - «E tomou Miriam, a profetisa, irmã de Aarão, o tambor na sua mão, e saíram todas as mulheres atrás dela, com adufes e com danças.». Inspirado nesta mesma passagem, o percussionista israelita Zohar Fresco compôs o tema “Miriam, a Profetisa – Miriam HaNeviah”.


     Neste apontamento musical, a interpretação do tema “Miriam HaNeviah” de Zohar Fresco está a cargo do grupo feminino Peimat Miriam. As intérpretes tocam tamborins criados no atelier do artesão de “Judaica” Yair Emanuel, um artista formado na Academia Bezalel de Artes e Design de Jerusalém. 






Zohar Fresco - Peimat Miriam - Miriam Ha Nevia

Video - Directing, Editing & Photography by Shani Halevy

recorded & mixed by Ran Shem Tov - Vivi's studio
thank you to "goat with the wind" farm


Este artigo foi uma oferta da,

Sónia Craveiro


Muito obrigada J




Nenhum comentário:

Postar um comentário