quinta-feira, 15 de maio de 2014

Adon Olam



Shabat Shalom!



Jewish a cappella music group Shir Soul - "Adon Olam"
 Recorded LIVE at Chabad of Teaneck

ADON OLAM - Senhor do Universo, sobre o qual reinou antes mesmo de qualquer criatura ter sido criada. No momento em que fez tudo, conforme o Seu desejo, então foi proclamado Rei Altíssimo. (…) Ele é o meu D’us e o meu vivo Redentor, Rocha para me ajudar nas minhas dores e no dia da minha angústia. (…) Confiarei o meu espírito nas Suas mãos no momento de cair no sono, e de novo despertarei. E o meu espírito, o meu corpo, também Lhe entrego. O Eterno está comigo e assim nada receio. 



Solomon Ibn Gabirol por Tom Block


Adon Olam (“Senhor do Universo”) é um hino da Liturgia Judaica, cuja autoria é atribuída ao poeta e filósofo Solomon Ibn Gabirol, também conhecido por Solomon Ibn Judah (Málaga, c. 1021-Valência, c. 1058). 

A palavra Adon, significando “Senhor”, foi falada pela primeira vez na Bíblia por Abraão, referindo-se a D’us. O poema Adon Olam, para o qual têm sido compostas inúmeras melodias ao longo dos tempos, fala da grandiosidade de D’us e é cantado no final de Kabbalat Shabbat, no serviço diário de Schaharit e Festivais. Pode igualmente fazer parte da composição das orações antes de dormir e ser recitada junto ao leito de morte. 


Este artigo foi elaborado e oferecido ao Espaço Isaac Abravanel por
Sónia Craveiro e “rapinado descaradamente” por mim, para vos oferecer, sendo que fiz dois cortes ao mesmo...só  para disfarçar...!

Muito obrigada Sónia J 

Beijinhos 

Fontes:
Siddur Completo, editora & livraria Sêfer


Sem comentários:

Enviar um comentário