terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sinagoga Worms - Alemanha



A sinagoga de Worms, ou sinagoga Rashi.
 
 
 
 
A sinagoga de Worms, também conhecida como sinagoga Rashi, é uma sinagoga do século XI localizada em Worms, Alemanha.
 
Construída em 1034, esta foi a primeira sinagoga neste local, e é, portanto, considerada como a mais antiga sinagoga existente na Alemanha. O edifício foi destruído durante a Cruzada de 1096 e volta a ser reconstruída em 1175.
 
Em Kristallnacht (Noite de Cristal), em 1938 a sinagoga foi mais uma vez atacada e reduzida a escombros. No ano de 1961 foi meticulosamente reconstruída e foram usadas muitas das pedras originais que puderam ser recuperadas.
 
A sinagoga é também um museu, apesar de funcionar normalmente dando apoio à comunidade judaica ali existente.
 
 
Ver o interior da sinagoga, o museu e o cemitério, no site:
 
 
Não perca a visita a este site que é muito interessante.
 
Museu
 
Em Maio de 2010, a sinagoga foi bombardeada por incendiários. Existe a suspeita deste ato ter sido cometido por anti sionistas. As bombas incendiárias foram lançadas contra oito cantos do edifício de pedra e contra uma janela, mas ninguém ficou ferido e o edifício não sofreu danos graves. 
 
Apesar de pequenas, as lesões são visiveis.
 
 
Arquitetura
Construída inicialmente em estilo românico tardio, este foi desaparecendo e foi dando lugar ao estilo gótico; o salão de orações é retangular e possui um par de colunas romanas de apoio. As janelas nas grossas paredes de pedra são simples arcos góticos. As janelas da sala de estudo adjacente têm arcos arredondados românicos. A secção das mulheres do salão de oração tem janelas românicas na parede oriental, e janelas góticas na parede ocidental.
 
 
Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário