domingo, 7 de outubro de 2012

A sinagoga de Turim - Itália





Exterior da sinagoga de Turim

  
A sinagoga de Turim é o principal local de culto da comunidade judaica de Turim . Ele está localizado na praça Primo Levi (antiga Via San Pio V) multi-étnica bairro de San Salvario, não muito longe da estação ferroviária de Porta Nuova.
Em 1848 os judeus conseguiram a sua liberdade religiosa. Em 1861, para celebrar esta nova condição de vida (antes de serem confinados ao gueto) decidiram construir uma nova sinagoga em grande escala, que era digna dos judeus de Turim (...). Foi escolhido como um designer Alessandro Antonelli, que criou o primeiro projeto, a Mole. Logo, porém, o tamanho e o custo do Templo futuro tornou-se muito alto, por isso a comunidade decidiu vender a propriedade para o município de Turim e construir outra sinagoga menor, confiando o novo projeto a Enrico Petiti. 
Em 16 de Fevereiro 1884, depois de quatro anos de trabalho, a nova sinagoga foi aberta.



Petiti Henry projetou uma estrutura de enorme tamanho com um plano retangular. Nos quatro cantos existem quatro grandes torres 27 metros de altura encimado por cúpulas. Tal como acontece com muitas outras sinagogas da época, o templo neo-mourisco foi escolhido para se distinguir de outros edifícios religiosos na cidade. Dentro da sinagoga tem um grande salão de 35 metros de comprimento, 16 de largura e 22 de altura. A galeria das mulheres é no primeiro andar ao longo do templo em três lados. O local é  espaçoso e tem capacidade para 1400 pessoas, foi ricamente decorado, com um tecto de caixotes.

Projeto Petiti Henry
Em 20 de Novembro 1942, durante um bombardeio, o templo foi atingido por um objecto incendiário. Os danos a móveis e decorações foram muito elevados; foram salvas apenas as paredes. Após as operações de consolidação em Setembro de 1945, o interior foi reconstruído e redecorado em 1949.
O templo é agora desproporcional ao tamanho da comunidade e é usado apenas durante os principais feriados.
As duas sinagogas pequenas no subsolo do templo.
No porão do templo há duas sinagogas pequenas, que são usadas ​​para funções diárias. Foram construídas em 1972, projetado pelos arquitetos Giorgio Ottolenghi e Rosenthal Joseph.
O primeiro templo, o de rito italiano, tem a forma de um anfiteatro. Ele foi primeiramente construído nas instalações utilizadas para o cozimento de pães ázimos. As paredes foram deixadas ásperas, com paredes de tijolos expostos. As arcas sagradas (Aron e Tevàh), em estilo barroco, vêm da sinagoga de Chieri e são de acabamento requintado.
O segundo templo, menor, é dividido por uma parede de tijolo e usado como sala de oração.



Nesta sala, na frente de um valioso aron de madeira e seis fileiras de bancos. O aron vem de uma sinagoga rito alemão do século XVIII. Em 1849 ele foi pintado de preto como sinal de luto após a morte de Carlo Alberto de Sabóia, que assinou o decreto que liberalizou a religião judaica. Ele foi transferido para a casa de idosos na Piazza Santa Giulia, onde permaneceu até 1963. Pequenas arcas de duas portas são reproduzidas com imagens de ouro que lembram Jerusalém.

Fontes:
Foto da sinagoga de torino de:  Miky Valente
Texto, foto do interior e do Rei Carlo Alberto Saboia:
Foto do projeto:

Sem comentários:

Enviar um comentário