No princípio criou D’us os céus
e a terra
Gén.
1:1
O primeiro livro do Pentateuco
chama-se Génesis, isto é, “origem”, em hebraico Bereshit, que significa “no princípio”. As primeiras palavras do
Génesis, que tratam de Cosmogonia, são plenas de solene majestade – No princípio
criou D’us os céus e a terra (Gén. 1:1).
“No princípio” – Bereshit:
o Talmude proclama que o Universo não teria sido criado se não fosse pelo mundo
espiritual, pela palavra Divina, pela Torá, chamada Reshit, princípio de tudo (Pessachim
68); “criou D’us” – Elohim (D’us) tem em hebraico a forma
plural, para indicar que D’us compreende e unifica todas as forças infinitas e
eternas. E para que não se pense que são muitos deuses, o verbo Bará (criou) foi empregue no singular,
imediatamente depois de Elohim; “os céus e a terra” – a Torá quer
mostrar-nos a Criação do Universo como o princípio de tudo, e não a Criação em
si, mas a Providência, isto é, D’us como Criador, Legislador e Condutor do
Universo.
Os seis dias da Criação e Shabat
A Hagadá
de Sarajevo abre o ciclo bíblico com a descrição dos seis dias da Criação. Começando
da direita para a esquerda, podemos observar o “espírito de D’us a mover-se
sobre a face das águas” (Gén. 1:1-2); segue-se a separação da luz da escuridão,
a separação das águas e o surgimento de terra seca com vegetação.
O segundo painel descreve a criação do Sol e da Lua; os pássaros e os peixes; a criação dos animais e do homem [Adam] (Gén. 1:3-31); a última iluminura retrata um homem descansando em Shabat – E D’us abençoou o sétimo dia e santificou-o, porque nele cessou toda a Sua obra, que D’us criara para fazer (Gén. 2:3).
Após os seis dias da Criação,
ao sétimo dia, Hashem descansa, criando assim o universo espiritual de Shabat. Para nós, a observância do Shabat serve para demonstrarmos que não
somos os donos deste mundo, mas somente os servidores de D’us para cumprir os
Seus mandamentos.
Devemos salientar que, segundo muitos
comentaristas, os seis dias da Criação não se referem a dias de 24 horas, mas
sim a etapas sucessivas de duração variável. Por outras palavras, o nível atual
do nosso conhecimento anula o pretenso conflito entre o que nos ensina o Livro
de Bereshit e o que nos afirma a
Ciência.
O
pó da terra
E o Eterno D’us formou o homem
[Adam] do pó da terra, e soprou nas suas narinas o alento da vida…
Gén.
2:7
E o Eterno D’us disse: «Não é
bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma companheira frente a ele!»
Gén.
2:18
A Torá conta-nos nesta primeira parte de Bereshit, o princípio do Mundo e da
Humanidade (Capítulos 1-12); a segunda narra a vida dos patriarcas Abraão,
Isaac e Jacob (Capítulos 12-36) e a terceira da história de José, até ao fim do
livro. Um livro que trata, portanto, da criação do mundo, das origens do género
humano e da iniciação do povo hebreu.
O Génesis tem doze secções, lidas no Sêfer
Torá (Rolo da Torá) nas casas de oração em doze sábados, a partir do primeiro
sábado após a festa de Simchat Torá
(A Festa da Alegria na Lei).
Este artigo foi-me oferecido pela minha querida amiga
Sónia Craveiro,
a quem agradeço mais uma vez por mais esta partilha.
“Génesis” - Quadro de D’Anastasio
Michel
Beijinhos
Laila Tov Lekulam!
Fontes:
A
Lei de Moisés – Torá,
Génesis, editora &livraria Sêfer;
Fig. 1:
De Aetatibus Mundi, Francisco
de Holanda (1517-1585); Fig. 2: Bereshit,
Bíblia Hebraica, 1492, Jeshua Salomon ben Israel Soncino; Fig. 3 e 4: Génesis,
Hagadá de Sarajevo, séc. XIV;
Fig. 5: Elohim creating Adam, 1795,
William Blake; Fig. 6: Satanás observando
Adão a acariciar Eva, 1808, William Blake.
Parabéns pelo resumo. Ficou muito bom.
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