quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sinagoga Beth Israel - Canadá






Sinagoga Beth Israel (hebraico : בית ישראל) é uma sinagoga moderna ortodoxa e está hoje localizada na Rua 131 Willow Wolf Road, no bairro Oleskiw, em Edmonton, Alberta, Canadá. Fundada em 1906 pela Associação Hebraica Edmonton, e é a sinagoga mais antiga da cidade.


O primeiro rabino na Beth Israel foi Hyman Goldstick, recrutado em Toronto, em 1906 e mais tarde viria a ser eleito prefeito de Edson. E, 1907, ele fundou uma escola hebraica, o espaço da congregação foi dividido para funcionarem em conjunto até 1925. Era então fundada a primeira escola judaica no Canadá. Ao longo dos anos, a congregação ocupou três edifícios diferentes. Inicialmente, em 1912, esta sinagoga era num edifício na Rua 95, em 1952 mudou-se para o seu segundo edifício, na Rua 113 e por fim, no ano 2000, foi transferida para a sua atual localização. Na longa lista de rabinos que serviram esta sinagoga, estão incluídos o Rabino, A. Pinksy de 1912 a 1933 e Abraham Postone de 1941 a 1955.

História  
Em 1901,existiam apenas 16 judeus a viverem na cidade de Edmonton, mas a população judaica cresceu rapidamente como resultado da imigração da Europa de Leste, e na migração de cidades pequenas e das colónias agrícolas de judeus em Alberta e Saskatchewan. Em 1906, os judeus de Edmonton, em conjunto com os judeus de Calgary, começaram a recrutar um rabino do leste do Canadá para liderar as suas comunidades. Goldstick Hyman chegou de Toronto em Agosto para assumir o seu papel. Nascido na Letônia, em 1882, Goldstick foi primeiro rabino de Edmonton, e servia a comunidade de Calgary em simultâneo. Ele também foi o mohel (circuncidador), da comunidade de Edmonton e responsável pelo abate dos animais (também os rabinos posteriores a ele seriam, por décadas, responsáveis por estes três papeis).
A 16 de Setembro de 1906, a comunidade judaica de Edmonton fundou a Associação Hebraica. Seu papel era ajudar as várias necessidades de todos os judeus menos abonados de Edmonton, incluindo a educação judaica, a circuncisão, os serviços de oração, a carne kosher, e o sepultamento, (…).
Em Abril de 1907, a Associação Hebraica de Edmonton registrou a Congregação de Beth Israel sob a Lei da Sociedade Religiosa em Terras de Alberta. Em Maio do mesmo ano, comprou o terreno para um cemitério, perto de Barra do trevo, no leste de Edmonton. Em Setembro do mesmo ano, William Diamond foi nomeado presidente da congregação. Diamond administrava uma empresa de roupas que tinha começado em Edmonton; na década de 1920, ele era dono da maior parte das pradarias canadianas. Diamond serviu como presidente da congregação até 1938, o mesmo ano em que sinagoga alterou o nome do seu cemitério, para Chevra Kadisha (sociedade funerária).



Em Setembro de 1907, a Associação Hebraica Edmonton comprou o Talmud  para a comunidade e o seu primeiro Sefer Torá.


O Edifício da Rua 119
 
Em 1945, foram comprados três lotes de terreno na Rua 113, para acomodar o edifício da nova sinagoga. Em 1949, no entanto, a terra foi considerada “imprópria", porque a localização não era central para a comunidade judaica. Naquele ano, mais dois lotes foram comprados ao, na Rua 119, no bairro Oliver, em Edmonton. A construção do novo edifício no local foi inicialmente adiada em favor da compra de mais um Sefer Torah e assim o plano foi abandonado em 1951, o planeamento para a construção da nova sinagoga começou.

Em 1952, o terreno da Rua 113 foi vendido, e a antiga sinagoga da Rua 95 colocada à venda. Nesse mesmo ano a construção novo edifício ficou concluída e a tempo para as Grandes Festas. O prédio da Rua 95 é hoje uma igreja católica.
O Atual Edifício em Willow Road
O terreno da Rua 131 Willow Lobo Road NW foi doado para uma nova sinagoga em 1984, mas só passados doze anos, é que se fizeram novos planeamentos e foram tomadas novas medidas. (…) Em 1996, durante o mandato de Lagnado, um concurso foi realizado para projetar do prédio atual. A construção começou em 1999, e nesse mesmo ano Ari Enkin entrou como rabino.
O novo prédio foi inaugurado em Maio de 2000. Na Bimah, a Torá é lida para a congregação e os rolos da Torá são armazenados no Aron Kodesh na parede leste. No momento da oração, a congregação fica virada para o leste, (virada para Jerusalém).
Esta sinagoga tem uma escola, salões para várias comemorações, como casamentos, Bar/Bat Mitzvá, e todas as comemorações ligadas às tradições judaicas.



Sala de aulas.


 Entrada da sinagoga para o salão. 

Salão para comemorações.


Um casamento.



O Banquete.
A diversão

  
A ornamentação desta sinagoga apresenta símbolos como estrelas de David, signos do zodíaco formas da natureza. Em Outubro do mesmo ano, o novo edifício foi bombardeado.
O rabino Enkin serviu na comunidade até 2002, e Daniel Friedman, um nativo da Austrália, entrou como rabino naquele mesmo ano.
Em 2007, mensagens de ódio foram escritos na porta da frente da sinagoga, imediatamente antes da chegada do Presidente de Alberta e do Presidente de Edmonton para comemorar aniversário dos 100 anos da congregação. A associação era constituída por 250 famílias em 2008.

Hoje, em 2012 [UPDATE],  a sinagoga Beth Israel tem como lider, o rabino Friedman .
Rabino e sua esposa.




Sem comentários:

Enviar um comentário