Jeroboam faz uma barricada a
Jerusalém
(797 AEC)
Rei Salomão com os planos para o seu templo.
Após o falecimento do Rei Salomão em 797
AEC, Jeroboam ben Nebat, membro da tribo de Menassê, incitou dez das doze
tribos de Israel a revoltarem-se contra o filho e herdeiro de Salomão,
Rehoboam.
Gerard Hoet, a profecia de Aías
a Jeroboão, 1728.
A Terra Santa foi dividida em dois reinos: “O Reino de Israel” ao
norte, com Jeroboam como rei e Samaria como capital; e ao sul o “Reino de
Yehudá” com sua capital Jerusalém, onde Rehoboam reinou sobre as duas tribos
(Yehudá e Beniamin) que permaneciam leais à casa real de David.
O centro espiritual do país, porém, permaneceu
Jerusalém, onde estava o Templo Sagrado construído por Salomão, e onde todo
judeu era obrigado a fazer uma peregrinação três vezes por ano nos dias
festivos de Pêssach, Shavuot e Sucot.
Considerando isso uma ameaça à sua
soberania, Jeroboam colocou, a 23 de Sivan, obstáculos nas estradas para
impedir a peregrinação do povo a Jerusalém. Ele introduziu a adoração de dois
ídolos na forma de bezerros de ouro, que ele consagrou nas fronteiras norte e
sul de seu reino.
Os bezerros de ouro de Jeroboam
As barricadas permaneceram no lugar
durante 223 anos, até que Hosea ben Elah, o último rei do Reino Norte removeu
em 15 de Av de 574 AEC. A esta altura, as dez tribos que ali residiam já tinham
sido expulsas da terra numa série de invasões por diversos reis babilónios e
assírios.
A última dessas invasões ocorreu em 556
AEC, quando Shalmanessar da Assíria conquistou completamente o Reino de Israel,
destruiu sua capital, exilou o último dos israelitas que ali morava, e
restabeleceu o país com povos estrangeiros de Kutha e Babilónia. Estes povos,
mais tarde conhecidos como “Samaritanos” – assumiram uma forma de Judaísmo como
religião, mas nunca foram aceites como tal pelos judeus; mais tarde,
construíram seu próprio templo no Monte Gerizim e se tornaram inimigos
ferrenhos dos judeus. Nunca mais se ouviu falar das “Dez Tribos Perdidas de
Israel”, e esperam a chegada de Mashiach para se reunirem com o povo judeu.
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