sábado, 7 de junho de 2014

Curiosidades judaicas | Vila do Conde





VILA DO CONDE



Foto de Aires Santos


Cidade portuguesa sede de município situada na região de Entre-Douro-e-Minho com cerca de 28.700 habitantes. Situada na Galícia histórica, o facto de estar localizada na margem norte da foz do rio Ave fez com que se tornasse um importante porto de pesca.




Essa foto de Vila do Conde é cortesia do TripAdvisor


Em Vila do Conde existiu uma judiaria organizada em si própria e isolada do restante tecido urbano.



Mapa de Vila do Conde


Anos mais tarde da expulsão dos Judeus do Reino de Portugal encontra-se, de facto, muito apagada a memória da Judiaria de Vila do Conde, deparando-se com numerosos cristãos-novos disseminados pelas várias ruas da vila, ainda que tendencialmente concentrados nas suas principais artérias, facto revelador do seu poder económico.



Rua da Igreja Vila do Conde – Uma das artérias principais da Vila do Conde. 


Em 1570 a Inquisição realizou uma “visita” a Vila do Conde, juntamente com Viana do Castelo e Porto.



Rio Ave




Na outra beira da foz do rio Ave temos Azurara, freguesia com 2.330 habitantes. Nesta vila portuária, que foi sede de concelho até ao início do século XIX, existiu também uma comunidade judaica.

Pelourinho de Azurara






Aqueduto de Santa Clara – Vila do Conde




Fontes:
(Por Caeiro)


2 comentários:

  1. Cara Ziva:
    Azurara era uma comendadoria dos Templários/Ordem de Cristo. É interessante que tantas comunidades judaicas estivessem situadas em territórios templários/O. de Cristo.

    Penso que está a tentar saber/levantar o passado histórico de Sefarad Permita-me uma pergunta: O que sabe sobre uma aldeia de mineiros judeus que teria existido entre Côja e Arganil (Coimbra)?

    Interessa-me pessoalmente pois parte da minha família é da zona. Embora não seja judia gosto de ler os artigos que o Reverendo coloca no seu blog -muito do que ele diz aplica-se aos homens bons. Agradeça-lhe por uma não judia.

    ResponderEliminar
  2. Cara Inês,

    Procurei em relação a Arganil, e o que encontrei foi este site que por vezes responde a algumas dúvidas colocadas e aqui fala em Arganil e em alguns nome relacionados com a terra em questão. Mas se descobrir algo mais terei todo o gosto em partilhar consigo. :)

    http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=33636&fview=e

    Agora é uma questão de, e se assim desejar, colocar lá a sua dúvida.

    ResponderEliminar