Korach
Korach, o personagem central desta Parsha é bem conhecido
por ter instigado uma rebelião contra Moisés e Aarão, os líderes do Povo Judaico.
O que é menos conhecido, é claro, são as causas subjacentes a este desacordo.
Trata-se
simplesmente de uma história de inveja e de descontentamento ou há algo mais
profundo?
No Tzror Hamor, Rabi Abraão Saba, que viveu em Portugal
entre 1492 e 1497, baseia-se no Midrash e no Zohar para nos oferecer uma
análise mais íntima da visão do mundo que caracterizava Korach.
O Midrash diz-nos que uma das queixas de Korach tinha a ver
com o Tallit e os seus Tzitzit, a vestimenta de quarto cantos e as suas
franjas.
(De facto, a secção da Torá
imediatamente antes da historia de Korach é a secção que refere os Tzitzit, e
que se inclui na oração do Shema.)
O Tallit, diz o Rabi Saba, representa o mundo e tudo o que
ele contém. As franjas e os nós por sua vez lembram-nos da nossa missão.
O nosso mundo é composto de tantos níveis e detalhes, que
pode parecer desconectado – as coisas muitas vezes parecem não ter razão ou
significado óbvios.
Apertar os nós, criar um conjunto de conexões é o mandato
do Povo Judaico.
Ligar tudo o que encontramos ilustra que tudo tem o seu
lugar e a sua razão na visão Divina de um mundo maravilhoso.
Korach, contudo, diz o Rabi Saba, não viu estas ligações. A
sua perspectiva era de que o que superficialmente podemos ver é tudo o que
existe, desse modo negando o papel de D-us no funcionamento deste nosso mundo.
Saber o erro de Korach é muito mais que uma questão do
estudo da história. É um chamamento e uma lembrança da nossa obrigação de criar
um “mundo conectado”.
A realidade em
que cada um de nós pode relacionar-se com D-us e revelar a verdadeira essência
e ligação íntima de todas as criações.
Shabat Shalom!
Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com
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