terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Rabino Aharon Lichtenstein





O Rabino Aharon Lichtenstein (Nascido em
 24 de Maio de 1933) é um importante rabino
do sionismo religioso e vive atualmente em
 
 
 
O Rabino Lichtenstein nasceu em Paris, França, porém cresceu nos Estados Unidos. Lá ele estudou na yeshivá Rabbi Chaim Berlin, e tinha o Rabino Yitzchok Huter como rabino chefe.
 
 
Sua formação rabínica foi adquirida na Yeshiva University sob supervisão e orientação do Rabino Yossef Dov Halevi Soloveitchik, e seu Bacharelado e Doutorado em Literatura Inglesa foi cursado em paralelo aos estudos religiosos no mesmo estabelecimento em sociedade com a Universidade Harvard.
 
 
 Em 1960 ele casou-se com a filha de seu rabino, Tovah Soloveitchik, e teve seis filhos que cresceram e foram educados em Israel.

Em 1971 foi chamado pelo rabino Yehuda Amital para assumir o cargo de rabino chefe da Yeshivat Har Etzion no assentamento de Alon Shvut, localizado na área de Gush Etzion em Israel.
 
 
Hoje em dia ele exerce o cargo de Rabino Chefe da Yeshivat Har Etzion, situada em Alon Shvut na área de Gush Etzion.
 
O Rabino Lichtenstein mateve o contato com a Yeshiva University e com seus rabinos desde sua Aliá até hoje, e inspirado nela fundou um instituto de formação de professores, guias turísticos e educadores ao lado da Yeshivat Har Etzion, chamado de Michlelet Hertzog, na qual exerce a função de reitor.
 
Lichtenstein está envolvido em várias instituições e iniciativas ligadas ao público sionista religioso em Israel e nos EUA. Ele é uma fonte de inspiração na liderança judaica ortodoxa.
 
Obras:
 
 
By His Light:
Character and Values in the Service of God, baseado nas aulas do Rabino Lichtenstein e adaptado por Reuven Ziegler.

 
 
Leaves of Faith (vol. 1):
The World of Jewish Learning
 

 
 
Leaves of Faith (vol. 2):
The World of Jewish Living


 
 
 
Baseado nas aulas de Talmud do Rabino Lichtenstein na Yeshivat Har Etzion, seus alunos publicaram Shiurei Harav Aharon Lichtenstein sobre as partes Tahorot e Zevahim da Mishna, o oitavo capítulo do tratado de Baba Metzia, o terceiro capítulo do tratado de Baba Batra, o panfleto de Ramban sobre Dinah DiGarmi, o primeiro capítulo do tratado de Pesahim e algumas partes do tratado de Gittin.
 
 
Fontes:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário