segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O Pai da Arte Israelita - Boris Schatz!



Boris Schatz nasceu em 1867. Ele foi enviado para os estudos rabínicos em Vilna, em "Jerusalém". A grande cidade estendeu seus horizontes. Depois de algum tempo ele viajou para Paris, onde alcançou a sua maturidade como artista, assim como, a fama e sucesso.
Mais tarde ele recebe um convite que aceita, do rei da Bulgária para se tornar um artista do tribunal, chefe da Academia Real e do Museu, em Sófia, Bulgária. O Prof. Schatz havia fundado a Escola de Arte mais famosa e proeminente em Jerusalém, a Bezalel.


A placa Bezalel de prata com a assinatura do artista fundida em hebraico


Apenas um homem com toda devoção e grande visão conseguiria ver em 1905, que o seu sonho de que Jerusalém seria a capital do Estado judaica e centro de arte e cultura hebraica se iria realizar. Além disso Schatz foi um dos fundadores do Museu Nacional Bezalel em Jerusalém, que ao longo dos anos tornou-se museu maior e mais famoso de Israel, o Museu de Israel. Sua devoção à ideia de Bezalel e sua realização contribuiu para sua própria expressão artística.
A mistura de judaísmo e arte inspirou o seu trabalho. Seus meios preferenciais foram de baixo-relevo que ele dominava com elegância e poder, permitindo que a luz entrasse nas suas criações de prata, ele retratou o profeta Jeremias, Ben Yehuda, bênção de mulher judia e as velas e muito mais. As suas obras, dignas e orgulhosas, foram retiradas da herança bíblica, da vida judaica tradicional e de personalidades judaicas. Schatz morreu em 1932 e é definitivamente considerado o pai da arte israelita.
A vida, o pensamento, e o trabalho de Boris Schatz - artista, visionário e homem de ação - estão inseparavelmente entrelaçadas com a história cultural judaica e sionista do século XIX e início do XX. Na verdade, Schatz teve uma influência única sobre o surgimento da cultura israelita.
Fundou a Escola Bezalel de Artes e Ofícios, inaugurada em Jerusalém em 1906 e que mais tarde se tornou na Academia Bezalel de Arte e Design, bem como o Museu Nacional de Bezalel, precursor do Museu de Israel, e, assim,  que definiram o ponto de partida para o inicio da arte de Israel. Ele sonhava com nada menos do que a criação de um centro em Jerusalém para o nascimento de uma nova arte hebraica, um centro que se reuniam alunos de, perto e longe, desde a nascente imigração sionista e da diáspora judaica que iria atrair artistas de todo o mundo. Ele viu este centro, como um grande museu, como um de seus pilares, como o Terceiro Templo contemporâneo - uma usina de energia espiritual que iria irradiar seus ideais para todo o povo judeu e inspirar uma identidade renovada nacional.


Os edifícios Bezalel, de Jerusalém, 1913;
Schatz (à esquerda, vestindo túnica branca) com o pintor A. Lachovsky
Faz agora cem anos desde que Schatz abriu a Escola de Bezalel, e o momento tem um significado especial para nós no Museu de Israel. Segue-se em nosso 40 º aniversário da série de exposições sobre os temas da beleza e santidade, um contexto adequado para honrar um homem que foi o pai fundador do Museu e que aspirava a ser "um sumo-sacerdote da arte." Ao mesmo tempo, esta exposição inaugura as comemorações do centenário Bezalel, ressaltando a ligação histórica entre a instituição líder de Israel cultural e sua maior escola de arte - tudo prole da visão de Boris Schatz.
Matatias, o Macabeu (Cabeça), 1894, bronze

A exposição apresenta os dois aspetos fundamentais da obra de Schatz: sua saída criativa pessoal de esculturas, relevos e pinturas, em conjunto com obras inspiradas em suas atividades na esfera pública - uma seleção de objetos importantes criadas nas oficinas Bezalel acordo com o conceito Schatz de arte e design.
Boris Schatz,
Moisés no Monte Nebo,
ca. 1890. Gesso
 
Novamente tentou levantar fundos em os EUA, na esperança de trazer a instituição que já foi seu orgulho e alegria de volta à vida. Ele embarcou em uma turnê de cidades americanas, transportando uma amostragem de produtos Bezalel e suas próprias obras em um reboque atrás de seu carro. Em março de 1932, ele foi hospitalizado em Denver, Colorado e  escreveu ao seu filho, dizendo: ". Escreva para Mãe muitas vezes, mas não mencionar que eu vou ser operado [...] Temos de encontrar o forro de prata nesta nuvem. Se as pessoas souberem que eu estou doente e na cama eles ajudarão Bezalel. Escreva para todos, para os jornalistas... E então talvez me ajudem. "
Boris Schatz,
álbum de presente para o czar Nicolau II, 1896.
prata, bronze e mármore, com
cerca de altura. 2,2 metros
  
Em 23 de Março, com a idade de 65, sozinho e longe de sua família, de Jerusalém, e da Escola de Bezalel, Boris Schatz morreu na mesa de operação. Seu corpo estava no necrotério do hospital em Denver por seis meses - a família foi deixada sem um centavo, e nenhuma organização oficial  tomou conta dele e nem das modalidades de transferência do corpo e enterro na Palestina.
 Shabat de 1903
(versão em bronze e é datada
 de 1913),
relevo de bronze, latão e madeira
Na altura que Schatz adoeceu, os médicos proibiram-no de esculpir, e ele dedicou todo o seu dom artistico à pintura.






Fontes:









Sem comentários:

Enviar um comentário