Kodashim
Kodashim (em hebraico קדשים, Coisas Sagradas) é a quinta Ordem da
Mishná (igualmente da Tosefta e do Talmude). Das seis Ordens da Mishná, esta é
a terceira mais longa. Kodashim aborda na sua maioria o serviço religioso no
Templo de Jerusalém, os Korbanot ou ("oferendas sacrificiais"), e
outros assuntos considerados ou relacionados a estas "Coisas
Sagradas".
Kodashim
consiste em 11 tratados:
1-
Zevachim (זבחים, "Sacrifícios").
2- Menachot (מנחות, "Ofertas de Alimentos").
3- Chulin (חולין, "Coisas Comuns ").
4- Bechorot (בכורות, "Primogénitos").
5- Arachin (ערכין, "Dedicações").
6- Temurá (תמורה, "Substituição").
7- Keritot (כריתות, "Extirpações").
8- Meilá (מעילה, "Sacrilégio").
9- Tamid (תמיד, "Sempre" ou
"Permanente").
10- Midot (מידות, "Medidas").
11- Kinnim (קנים, "Ninhos").
A razão tradicional para
esta ordenação dos tratados, de acordo com a opinião de Rambam ou Maimónides é
a seguinte:
Zevachim é o primeiro uma
vez que define o principal propósito físico do Templo - os sacrifícios animais.
Menachot continua o
assunto das ofertas de sacrifícios, de acordo com a ordem das Escrituras e o
estatuto das ofertas de alimentos como um suplemento.
Após lidar com as
oferendas do Templo, segue-se Chulin, que lida com as "oferendas
seculares".
Bechorot, Arachin e Temurá
todos discutem leis auxiliares da santidade e seguem a lei das Escrituras.
Keritot segue a anterior
elaboração de mandamentos uma vez que em grande parte discute as oferendas para
a transgressão de determinado tipo de mandamentos.
Meilá vem a seguir por
também discutir o assunto de transgressões da santidade, se bem que de uma
natureza mais leve.
Após lidar com leis, dois
tratados de descrição são acrescentados: Tamid, que dicute o sacrifício diário
e Midot que aborda a generalidade do Templo de Jerusalém.
Finalmente, Kinnim foi
colocado em último pois todas as suas leis abordam acidentes e situações que
ocorrem muito raramente.
Existe uma Guemará no
Talmude Babilónico para os primeiros 8 tratados, e três capítulos de Tamid.
Apesar do assunto abordado não ser relevante para a vida das academias da
Babilónia, a Guemará foi incluida para seguir a ideia que o estudo das leis do
serviço do Templo é um substituto para o serviço em si mesmo. Também, os sábios
rabínicos queriam merecer a reconstrução do Templo prestando especial atenção a
estas leis. Contudo, no moderno ciclo de estudos talmúdicos de Daf Yomi e nas
actuais edições impressas do Talmude Babilónico, a Mishná para os últimos dois
tratados é acrescentada no final, para "completar" a Ordem.
Rabino
Meir Shapiro, iniciador de Daf Yomi.
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