quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Projetado na Terra, Armado nos Céus



Uma verdadeira estória de amor


Nossos sábios explicam que desde que D’us criou o mundo, Ele se ocupa fazendo shiduchim, arrumando casamentos – união entre duas pessoas. E arrumar um bom casamento uma boa união, é tão difícil quanto abrir o Mar Vermelho... Quarenta dias antes de uma criança nascer uma voz celestial é ouvida dizendo: essa pessoa está destinada para aquela pessoa. De algum modo nosso bashert, pessoa à qual estamos destinados, nos espera. Mas não quer dizer que a encontramos.

Guila e Ben se encontraram. E no dia do seu casamento, eles foram visitar o túmulo de Yossef Goodman para lhe agradecer e deixar seu convite de casamento no túmulo. Yossef tinha sido o seu shadchan, casamenteiro.
 
Essa é a sua história, Yossef foi da Maglan, unidade de combate de elite dos paraquedistas do Exército de Israel. Yossef gostava da liberdade e a ‘adrenalina’ do paraquedismo. Mesmo no dia de seu acidente, seus amigos contaram para a mãe de Yossef que enquanto estava saltando, ele estava feliz e gritava de alegria. Ele, junto com outros quatro companheiros eram os melhores daquela unidade, e estavam fazendo um treinamento especial.
 
Mas, dessa vez, no seu 36º salto, algo deu terrivelmente errado. A perna de seu comandante ficou enroscada na corda do paraquedas de Yossef. Eles começaram a girar em espiral rapidamente. Yossef tentou lhes salvar cortando a corda de seu paraquedas e se liberando enquanto rapidamente abria seu paraquedas de emergência. O comandante aterrisou com segurança. O paraquedas de emergência de Yossef se abriu sem problemas, mas já estava muito perto do chão para que abrisse completamente.
 

Yossef Goodman faleceu no dia 2 de Fevereiro de 2006, com apenas 20 anos. Ele era o segundo de 9 filhos. Yossef era generoso, um jovem muito amado, cheio de amor e vida, sem medo de nada. Era um irmão muito querido. Quando seu irmão mais velho quis entrar numa Yeshivá, seus pais perguntaram a seus outros filhos se estariam dispostos a sustentar seu irmão no futuro se estivessem trabalhando e seu irmão ainda estivesse estudando. Yossef foi o primeiro irmão a dizer sim.
De fato, um mês antes de falecer ele alterou seu seguro de vida do Exército, colocando seu irmão mais velho como beneficiário no lugar de seus pais.
 
Agora seu irmão mais velho, estudando na Yeshivá e casado, está usando o presente de Yossef para sustentar sua família.
 
Os pais de Yossef, Ann e Mordechai Goodman, imigraram dos EUA, Mordechai cresceu no Texas e Ann em Nova York. Ann é advogada e Mordechai é dono da Pizzaria Efrat. Se você for à pizzaria, geralmente verá os filhos trabalhando lá. Yossef por exemplo passou muito tempo lá fazendo pizzas, assando tortas e entregando pizzas. Ele era alto e magro, bonito e adorava sorrir.
 

Guila Wolbromsky mora na mesma quadra da família de Yossef. Seu irmão mais novo era muito amigo dele. Cresceram juntos; todas as suas histórias de infância foram comuns.
 
Numa sexta de tarde, quando Yossef voltava do Exército para casa para passar o Shabat com a família, foi na casa de Guila e lhe disse que queria o seu casamento com seu antigo comandante, Ben Berditchev. Embora Ben tivesse terminado seu período no exército, ele e Yossef se falavam sempre pelo telefone e eram muito próximos. Ela achou que era brincadeira, pois já tinha um relacionamento com outra pessoa. Portanto, não pensou muito sobre isso.
 
Duas semanas e meia depois desta conversa, aconteceu o acidente. O assunto da última conversa de Guila com Yossef tinha sido justamente sobre Ben.
 
No dia em que faleceu, Yossef ligou para Ben. “Então, já ligou para ela?” Ele perguntou. Ben respondeu. “Falaremos sobre isso depois.”
 
Ele não pensava em ligar, pois estava indo para a Austrália trabalhar numa escola judaica e não lhe fazia sentido tentar começar uma nova relação quando estava de partida.
 
Mas Yossef insistiu e Ben prometeu que ligaria... mas não ligou.
 
Depois que Yossef faleceu, durante a semana de Shivá, Ben passou muito tempo na casa dos Goodman. Ele queria estar lá, chorar e falar sobre Yossef. Guila o viu lá, mas ela não tinha ideia que ele era o ex-comandante de quem Yossef tanto lhe falou.
 
“No último dia da shivá, Ben veio e se desculpou comigo. Eu não sabia porque. Mas então percebi que ele era o Ben. Falei para ele que não tinha nada para se desculpar.”
 
“Eu prometi ao Yossef que te ligaria.” Ele respondeu.
 
Foi assim que começou a relação dos dois. Eles continuaram se encontrando, mesmo que fossem muito diferentes. Ben logo partiria para a Austrália. Guila cresceu numa casa ortodoxa. A família de Ben é secular. Guila não sabia por que Yossef tinha juntado os dois.
 
Ben foi para a Austrália e depois de seis meses Guila foi lhe visitar.
 
Ben voltou da Austrália após dez meses: queria estar perto da Guila.
 
Logo fizeram planos de se casar. “Nosso casamento foi em outubro. Era para ser ao ar livre, mas de repente caiu a maior tempestade com raios e trovões então, com a ajuda dos convidados, mudamos a cerimônia para dentro do salão. Na noite em que Yossef faleceu também choveu assim. Nos sentimos como se Yossef estivesse dançando conosco.” Falou Guila. O pai de Yossef, Mordechai, foi honrado com uma benção em baixo da Chupá, e falou, “estou recitando essa benção no lugar do responsável por este casamento: Yossef.”
 
Tanto Ben quanto Guila se sentem privilegiados por Yossef ter tido uma participação tão importante em suas vidas. Eles sabem que seu casamento foi verdadeiramente arrumado no céu.
 
 
Fonte:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário