quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

GRÁCIA NASI




A judia portuguesa do Século XVI que 
desafiou o seu próprio destino

Por Esther Mucznik



A história judaica tem mulheres extraordinárias. Da matriarca Sara à sionista Golda Meir, muitas mulheres judias fizeram história. Grácia Nasi foi uma delas. Com uma fé inquebrável e uma personalidade de ferro moldada pelas agruras da vida, esta mulher não teve medo de desafiar homens, papas, reis e o seu próprio destino.



 Nasceu em 1510 em Portugal no seio de uma família expulsa de Espanha. Contudo não seria em Lisboa que encontraria a tranquilidade desejada. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império baseado no comércio da pimenta e das especiarias e de uma incalculável riqueza cobiçada por todos, revelou-se uma mulher de negócios excepcional, com o mesmo espírito pioneiro e empreendedor que caracterizava os sefarditas judeus/cristãos novos.





Grácia Nasi percorre o mapa da Europa, passando por cidades como Antuérpia e Veneza, até chegar ao Império Otomano, onde finalmente pode praticar a sua fé às claras, sem recear qualquer perseguição. Aí dedica-se a ajudar os seus correlegionários a escapar à Inquisição, apoia o estudo e o ensino religiosos, bem como a edição de traduções da Bíblia e estende a mão aos mais necessitados.



Esther Mucznik viveu em Israel e em Paris onde estudou, respectivamente, Língua e Cultura Hebraicas e Sociologia na Sorbonne. É membro da direcção da Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) desde 1992 e sua vice-presidente desde 2000. Fundadora em 1994 da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos e desde então membro dos seus corpos dirigentes. É co-fundadora do Fórum Abraâmico de Portugal para o diálogo inter-religioso. Esther Mucznik é membro da Comissão de Liberdade Religiosa. É colunista desde 2002 do jornal Público e foi co-coordenadora do Dicionário do Judaísmo Português, publicado em 2009. Estudiosa das questões judaicas, tem coordenado cursos e seminários sobre história e cultura judaica, liberdade religiosa e diálogo inter-religioso,  sobre Israel e o Médio-Oriente, participado em inúmeros colóquios em Portugal e no estrangeiro,  publicado cerca de cinquenta trabalhos sobre estas temáticas.



Artigo enviado por Sónia Craveiro
Muito obrigada

Sem comentários:

Enviar um comentário